Escrito por Bertão

23/05/2023 | 1h04

Blog, Tendências | 23/05/2023

Invista em uma casa sustentável com as dicas da Copafer!

E aí pessoal, como vocês estão? Já ouviram falar em casa sustentável e como ela ajuda a dar os primeiros passos nos cuidados com a preservação ambiental? Então, na hora de construir ou reformar comece aplicando soluções ecológicas na construção civil. 

Da arquitetura à decoração, todos os setores causam grande impacto ambiental e, sem dúvida, é fundamental investir em produtos e serviços capazes de reduzir os danos bem como o desperdício. 

Então, aproveitei que estava realizando um trabalho aqui em casa, e separei algumas dicas de materiais sustentáveis que você encontra na Copafer. Continue lendo e confira! 

O que é a casa sustentável?

Para começar, é importante entender o que é a casa sustentável e ao que ela se refere. Isso, pois, o objetivo da residência é ser projetada e construída para reduzir impacto ambiental, além de promover práticas que respeitem o meio ambiente. 

Dessa forma, ela é energeticamente eficiente, ecologicamente correta e socialmente responsável, levando em consideração aspectos como: 

– uso eficiente de recursos naturais; 

– minimização do desperdício; 

– preservação do meio ambiente. 

Ainda, uma casa sustentável possui a perfeita combinação de estratégias e tecnologias que visam reduzir o consumo de energia, água e materiais, bem como minimizar a emissão de poluentes. 

o que é casa sustentável Blog Copafer

Quais são as boas práticas de uma casa sustentável?

Como expliquei anteriormente, os exemplos de casas sustentáveis incluem práticas que buscam minimizar o impacto ambiental e promover o uso eficiente de recursos naturais. 

Então, entre as boas práticas estão: 

1. Eficiência energética

Uma casa sustentável utiliza estratégias de eficiência energética para economizar no consumo de energia elétrica da residência

Dessa forma, é importante apostar em isolamento adequado, janelas de alto desempenho, sistemas de aquecimento e refrigeração com Selo Procel, indicando eletrodomésticos com os melhores níveis de eficiência energética. 

2. Materiais sustentáveis

O uso de materiais de construção sustentáveis ​​são preferidos em uma casa sustentável. Isso pode incluir madeira certificada, produtos reciclados e de baixa emissão, como tintas e vernizes livres de compostos orgânicos voláteis (COVs), e materiais duráveis ​​que requerem menos manutenção.

3. Economia de água

Casa sustentável também incorpora sistemas eficientes para economizar água. Ou seja, investe em processos de coleta e reutilização de água da chuva. 
Além disso, aposta na instalação de dispositivos economizadores de água, como torneiras automáticas e chuveiros de baixo fluxo. Sem falar no uso de paisagismo adequado ao clima, que requer menos irrigação.

4. Energias renováveis

O uso de energias renováveis, como a solar, eólica e geotérmica, é uma característica comum em casas desse tipo. Afinal, a técnica permite reduzir a dependência de fontes de energia não renováveis ​​e diminuir as emissões de gases de efeito estufa.

Portanto, vale apostar em luminárias solares de iluminação LED e uso de energia renovável.

5. Design passivo

Este design é uma abordagem que utiliza a orientação da casa, o layout e a seleção de materiais para aproveitar ao máximo a luz solar, a ventilação natural e o sombreamento. 

Então, ajuda a reduzir a necessidade de aquecimento, resfriamento e iluminação artificial, tornando a casa mais eficiente em termos energéticos. 

6. Qualidade do ar interno

Por último, mas não menos importante, uma casa sustentável é projetada para promover boa qualidade do ar interno. Assim, está preocupa em manter: 

– ventilação adequada; 

– controle da umidade; 

– materiais de construção de baixa emissão; 

– minimização do acúmulo de poluentes internos, como produtos químicos de limpeza. 

Além disso, uma moradia sustentável deve adotar práticas como a coleta e reutilização de água da chuva, utilização de sistemas de tratamento de líquidos provenientes de lavatórios e chuveiros para fins não potáveis. 

E, ainda, o uso de eletrodomésticos e equipamentos energeticamente eficientes, bem como a promoção da reciclagem e compostagem de resíduos. 

Como decorar a casa de forma sustentável?

Após a etapa da construção, é hora de se preocupar também com uma decoração sustentável. Então, lembre-se de que essa parte envolve escolhas conscientes que visam minimizar o impacto ambiental e promover o uso de materiais e produtos sustentáveis. 

Pensando nisso, algumas dicas de decoração sustentável incluem:

Móveis e objetos de decoração sustentáveis

Opte por móveis feitos com materiais renováveis, como madeira certificada. Além disso, evite móveis produzidos com materiais tóxicos ou de origem desconhecida. Escolha objetos de decoração feitos de materiais reciclados ou naturais, como cerâmica ou algodão orgânico.

Revestimentos e tecidos sustentáveis

Escolha revestimentos de parede, pisos e tapetes ecológicos, como bambu, cortiça, linóleo ou pisos de madeira certificada. Ainda, procure por tecidos orgânicos, como algodão ou linho, para cortinas, estofados e roupas de cama.

Iluminação eficiente

Aposte em lâmpadas de LED, que consomem menos energia, com uma vida útil mais longa do que as lâmpadas tradicionais. Além disso, utilize ao máximo a luz natural durante o dia, mantendo as janelas desobstruídas e o uso de cortinas leves.

Plantas e elementos naturais

Inclua plantas em sua decoração sustentável, pois além de proporcionarem beleza, elas ajudam a melhorar a qualidade do ar interno. Também use elementos naturais, como pedras, conchas, troncos ou fibras naturais, em arranjos ou peças decorativas.

Reaproveite e recicle

Dê uma nova vida a objetos antigos ou repaginar móveis existentes por meio de técnicas de restauro, ou pintura. Utilize materiais reciclados ou reutilizados na decoração, como paletes de madeira transformados em mesas ou caixotes de frutas, transformados em prateleiras.

Evite o excesso e o desperdício

Opte por uma decoração minimalista, escolhendo cuidadosamente os objetos para evitar o acúmulo desnecessário. Além disso, evite comprar itens descartáveis ou de baixa qualidade, que podem acabar no lixo rapidamente.

Compre de forma consciente

Ao adquirir novos itens decorativos, verifique a procedência dos materiais e a sustentabilidade das práticas de produção das empresas. Assim, dê preferência a marcas que valorizam a responsabilidade ambiental e social.

como decorar a casa sustentavel blog copafer

Quais são os benefícios de uma casa sustentável para o morador e meio ambiente?

Uma casa sustentável oferece benefícios econômicos, de conforto e saúde para os moradores, ao mesmo tempo em que contribui para a preservação do meio ambiente e a mitigação dos impactos das mudanças climáticas. 

Portanto, é uma escolha que promove um estilo de vida mais equilibrado e responsável. Sendo assim, alguns dos principais benefícios para o morador são: 

– Redução nos custos de energia; 

– Conforto, saúde e bem-estar; 

– Qualidade de vida. 

Já as vantagens para o meio ambiente incluem: 

– Redução das emissões de carbono; 

– Conservação de recursos naturais; 

– Preservação do meio ambiente local; 

– Estímulo à conscientização ambiental.

Conte com a Copafer para construir uma casa sustentável!

Agora que já sabe tudo sobre casa sustentável, é hora de adquirir materiais adequados para uma obra mais consciente. 

Portanto, se busca por excelentes preços em válvulas e acabamentos de descarga com controle de fluxo de água, por exemplo, compre com  as melhores condições de pagamento na Loja Oficial da Copafer. Acesse e boas compras!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *