Escrito por Bertão

14/02/2023 | 9h30

Blog, Construção, Produto, Reforma | 14/02/2023

Manta para telhado: entenda o que é, quais são os tipos e como instalar

Olá pessoal, tudo bem? Vocês conhecem os tipos de manta para telhado e como instalar corretamente? No artigo desta semana, vou falar sobre esse produto essencial na impermeabilização de telhados e lajes. Então, se está precisando investir no material, preste atenção no conteúdo a seguir!

Na loja on-line da Copafer, é possível encontrar a melhor qualidade e os diferentes tipos de mantas, de acordo com a necessidade de sua obra. Acesse nosso site e aproveite preços incríveis e ótimas condições de pagamento. Confira!

O que é manta para telhado?

Você sabia que a manta para telhado é a solução ideal para a prevenção de problemas como infiltração e goteiras? Esse produto é aplicado em lajes e telhados, evitando a passagem de água em chuvas fortes ou que pode acontecer caso haja trinca nas telhas.

Elas funcionam como um tipo de barreira, por isso, além de evitar infiltrações, garantem maior conforto térmico e acústico para o imóvel. Outras grandes vantagens desse material é o aumento da durabilidade e redução nos custos de manutenção da obra.

Quais os tipos de mantas?

É possível encontrar diversos tipos de mantas para telhado, de materiais e formatos diferentes, cada uma com finalidades diferentes. Por esse motivo, é importante que você saiba quais os tipos, diferenças, as necessidades e objetivos antes de comprar a manta ideal.

  1. Manta térmica

Vamos começar pela manta térmica para telhado. Ela é muito indicada para o isolamento térmico e, em alguns casos, acústico. Funciona como um tipo de barreira tanto no verão quanto no inverno, reduzindo a passagem do calor para os ambientes internos em períodos mais quentes e não deixando o calor dos cômodos se dissipar em estações mais frias.

  1. Manta asfáltica

Já a manta asfáltica para telhado é fabricada a partir de uma base de asfalto, misturada com materiais como polímeros elásticos, alumínio e poliéster. O resultado dessa mistura é a alta flexibilidade, permitindo a instalação em diferentes modelos de estruturas. Além disso, ele é muito indicado para lugares com alta exposição ao calor, oferecendo maior proteção contra raios UV.

Devido ao seu peso, a manta asfáltica é bastante utilizada para coberturas de lajes, e seu uso não é aconselhado em telhados. Neste caso, o recomendado é optar pelas  fitas asfálticas, que solucionam problemas pontuais, como vazamentos. 

Existem alguns tipos de manta asfáltica que se diferem por conta do ativo usado, espessura, acabamento e resistência:

  • Manta asfáltica aluminizada;
  • Manta asfáltica de poliéster;
  • Manta asfáltica de polietileno.

  1. Manta líquida

A manta líquida para telhado é a opção mais usada em construções. Em sua maioria, é fabricada à base de resina acrílica com aditivos sólidos, que após a secagem, formam uma membrana elástica, flexível e impermeabilizante, proporcionando proteção contra sol e chuva.

É possível encontrar mantas líquidas de diversas cores, porém, para um melhor bloqueio térmico, o uso das cores mais claras é recomendado.

Como fazer a instalação da manta corretamente?

Há diversas formas de aplicação de manta para telhado, variando de acordo com o tipo de manta que será usada e a técnica do profissional. No geral, é muito importante que você limpe a superfície em questão, deixando-a pronta para receber a manta. Após limpar o espaço, certifique-se qual material  será aplicado. 

A instalação da manta térmica é um pouco mais trabalhosa, pois ela é colocada suspensa na laje, entre a estrutura de madeira e as telhas. Para instalar a manta asfáltica, é necessário aplicar um primer, para então aplicar a manta em rolo e prendê-la com o auxílio de um maçarico.

Já a aplicação das mantas líquidas é feita de forma semelhante a tintas comuns e pode ser feita diretamente sobre o concreto e argamassa. 

Na Copafer você encontra a melhor qualidade em manta para telhado!

Agora que você já sabe o que é manta para telhado, quais os tipos e como realizar a aplicação, é hora de comprar o material e impermeabilizar o telhado ou laje da sua obra!

Venha conferir os produtos de máxima qualidade disponíveis na loja on-line da Copafer e encontre as melhores marcas do mercado. São diversos itens com condições de pagamento* excelentes, além de entrega facilitada para todo o Brasil. Aproveite já e boas compras!

*Consulte condições

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *