Escrito por Bertão

28/02/2024 | 9h00

Blog, Construção, Dúvidas | 28/02/2024

Argila expandida: tudo que você precisa saber com a Copafer!

Fala, galera! Como vocês estão? Hoje, separei tudo que se precisa saber sobre a argila expandida. Este material muito versátil, serve para diversas aplicações, desde construção civil até paisagismo.

Quer saber mais? Então, não perca nenhum detalhe deste artigo! 

O que é argila expandida?

É um produto obtido a partir da expansão térmica de argilas especiais, que são submetidas a altas temperaturas em fornos rotativos. Assim, o resultado é um material leve, poroso, resistente e isolante, que pode ter diferentes tamanhos e cores.

Para que serve a argila expandida?

Em geral, o material pode ser classificado em três tipos principais, de acordo com o seu tamanho e a sua forma:

1. Argila granular

Ela é a mais comum e possui formato arredondado. Então, é possível usá-la como substrato para plantas e como elemento decorativo em vasos e arranjos.

2. Argila triturada

Obtida a partir da trituração da brita granular. Possui formato irregular, sendo utilizada como agregado leve para concretos e argamassas. Assim, melhorando a resistência e a durabilidade das estruturas.

3. Argila em placas

Fabricada a partir da prensagem da argila tipo granular ou triturada. Contém formato retangular e pode ser utilizada como isolante térmico e acústico em paredes, tetos e pisos.

Argila expandida: saiba tudo sobre o assunto no Blog da Copafer

Como usar argila expandida?

A forma de usar a argila depende do objetivo e da aplicação desejados. Dessa maneira, recomenda-se seguir as seguintes orientações:

1. Argila expandida para laje

Espalhe sobre uma camada de concreto ou de impermeabilizante, formando uma superfície uniforme de cerca de 10 cm de espessura. 

Em seguida, aplique outra camada de concreto ou de impermeabilizante sobre a argila, garantindo a estabilidade e a vedação da laje.

2. Argila expandida para jardim

Para aplicação no paisagismo, misture-a com terra ou com outro substrato orgânico, na proporção de 1:1 ou 2:1, dependendo da necessidade de drenagem e de retenção de água. 

Coloque a mistura no fundo do vaso ou do canteiro, formando uma camada de cerca de 5 cm de espessura. Por fim, adicione a planta e cubra-a com mais substrato até a borda do vaso ou do canteiro.

3. Argila expandida para artesanato

Usada como base para colar outros materiais, como pedras, conchas, sementes, etc. Além disso, permite pinturas com tinta acrílica ou spray, criando diferentes cores e efeitos.

Argila expandida: saiba tudo sobre o assunto no blog Copafer | Blog Copafer

Onde comprar argila?

Por fim, comprar argila expandida on–line na Copafer. Somos especializados em ferramentas, materiais de construção e jardinagem. Isso pois em nosso catálogo, você encontra argila expandida 50 litros pelo melhor preço e com entrega rápida para todo o Brasil.

Aproveite e confira também outros produtos para o seu projeto na Copafer. Temos desde ferramentas elétricas e manuais até itens de decoração e iluminação. Tudo com qualidade, segurança e ótimas condições de pagamento.

Não perca tempo e compre agora mesmo a sua argila expandida na Copafer. Boas compras!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *