Escrito por Bertão

21/05/2019 | 9h00

Construção, Dúvidas, Faça você mesmo, Produto, Reforma | 21/05/2019

Como instalar tomada com interruptor: saiba aqui!

A tarefa de como instalar tomada com interruptor é muito mais simples do que aparenta. Claro, que um profissional da área saberá realizar os processos de maneira muito mais prática e segura, mas isso não significa que você também não possa aprender a realizar pequenos reparos como esse na rotina da sua casa.

Hoje, vamos exemplificar o passo a passo para quem deseja saber mais sobre como instalar tomada com interruptor. Atente-se aos detalhes e atenção, pois quando o assunto é eletricidade a segurança vem sempre em 1º lugar.

Geralmente, as tomadas e interruptores são apenas um detalhe da decoração, porém são detalhes essenciais e que fazem toda a diferença. Se você gosta de trocar de pintura, móveis e outros acessórios com frequência, é bom ter em mente como fazer para trocar esse tipo de peça.

Desse modo, a decoração dos seus ambientes sempre vão estar combinando, além de transmitir equilíbrio para quem reside nos cômodos!

Antes de instalar uma tomada com interruptor, leia abaixo:

Observe as partes da tomada:

É importante saber que cada tomada ou interruptor é formado por uma caixa que fica embutida na parede. Sendo ela, a parte do miolo, onde fica a tomada ou o interruptor, e um espelho, que é a peça de acabamento, que fecha a tomada.

Se o seu objetivo é só decorativo, é importante trocar os miolos/botões e também os espelhos. Mas se for apenas para atualizar as tomadas de acordo com os novos padrões existentes nos aparelhos, pode ser trocado apenas o miolo!

Cuidados ao escolher as tomadas e interruptores ideais

A cor é um ponto muito importante, mas, além disso, é primordial que antes você realize a medição do ambiente para, assim, escolher o tamanho adequado do produto.

Alguns exemplos de caixas disponíveis no mercado podem variar de quadrado (4×2) ou então um retângulo da metade do tamanho desse quadrado (2×2).

Verifique a quantidade de botões necessários

Nas caixinhas retangulares, cabem até 3 botões. E nos quadrados, pode caber até o dobro. Esse é um item que varia bastante, por isso, você precisa analisar a sua necessidade.

Passo a passo de como instalar uma tomada com interruptor:

1º passo

Antes de realizar qualquer procedimento, desligue a energia elétrica por motivos de segurança. É super simples o processo, basta desligar o disjuntor do circuito dessas tomadas, no quadro de força.

Após isso, separe os materiais que você irá precisar para instalar uma tomada com interruptor, que são:

– Chaves de fenda

– Chave teste, para checar se a eletricidade está ligada ou desligada

– Alicate para cortar os fios

2º passo

Se existir uma peça antiga no local, basta retirar a placa de proteção (espelho), que pode ser parafusada ou encaixada, e, então, desparafusar o miolo.

3º passo

Como falamos mais em cima, a segurança é muito importante, por isso, antes de realizar a aplicação, verifique a fiação, observando se existem pontas, ou fios desencapados. Se sim, corte com alicate o excesso ou substitua.

4º Passo

Agora, é importante checar quais são os fios que saem da parede. Se estiver tudo feito corretamente, os fios que estarão saindo da parede no caso do interruptor serão o retorno (branco ou preto) e o fase (vermelho). Na tomada, os fios devem ser o terra (verde ou amarelo), o neutro (azul) e o fase (vermelho).

5º Passo

Neste passo, iremos conectar os fios. Cada miolo da tomada ou interruptor tem 3 pinos na parte de trás. No interruptor, basta ligar o fio fase no pino do meio, e o retorno em um dos outros dois.

Na tomada, o fio terra deve ficar no pino do meio, e o fase e o neutro nos pinos das pontas. Para encaixar os fios nos pinos, basta passá-los por dentro e então parafusar o pino, para que o fio fique preso.

6º Passo

Calma, está quase acabando, para finalizar e dar acabamento, só falta parafusar o miolo da tomada ou interruptor, e em seguida encaixar ou parafusar o espelho de acabamento. Então o disjuntor pode ser religado na caixa de força. Agora, sim, pronto, tudo deve estar funcionando!

Lembre-se: para um melhor resultado, contrate um profissional especialista na área e fique tranquilo, tranquilo!

Confira alguns dos modelos de tomadas e interruptores disponíveis na Copafer!

Conjunto 2 Tomadas 2P+T 10A 250V Liz – 57170065 – TRAMONTINA

Como instalar uma tomada com interruptor - Tramontina
Como instalar uma tomada com interruptor – Tramontina

Interruptor 2 Paralelos + Tomada 10A com Placa Habitat – 2315 – FAME

Como instalar tomada com interruptor – Reforma | Copafer


Como instalar uma tomada com interruptor – Interruptor 2 Paralelos FAME

Fonte: Dicas de Arquitetura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *