Escrito por Bertão

22/02/2024 | 9h00

Blog, Faça você mesmo | 22/02/2024

Como instalar uma torneira elétrica? saiba o passo a passo com a Copafer

Fala, pessoal, como vocês estão? No artigo de hoje, trouxe um guia completo sobre como instalar uma torneira elétrica de forma prática e sem fazer sujeira. Além disso, te contamos os benefícios que esse acessório traz para a sua cozinha. 

Em geral, a torneira elétrica é uma ótima opção para quem quer ter água quente na pia. Isso pois, ela é fácil de usar, econômica e prática, e ainda deixa a sua cozinha mais moderna. 

No entanto, fazer a instalação correta é fundamental. Então, não perca nenhum detalhe do artigo e conte com a Copafer. Somos referência em materiais de construção e muito mais! Venha conferir!

O que preciso comprar para instalar uma torneira elétrica?

Antes de mais nada, você precisa escolher o modelo de torneira que mais se adequa às suas necessidades e ao seu orçamento. 

Afinal, existem vários tipos de torneira elétrica para cozinha, com diferentes potências, voltagens, formatos e acabamentos. Sendo assim, é possível escolher entre modelos de parede, de bancada, bica móvel e fixa, com controle de temperatura manual ou eletrônico, entre outras características.

O importante é verificar se a torneira elétrica é compatível com a sua rede elétrica e hidráulica, e se ela tem o selo do Inmetro, que garante a qualidade e a segurança do produto.

Quais ferramentas vou precisar para instalação de torneira elétrica?

Para a instalação da torneira elétrica na sua cozinha, precisará das seguintes ferramentas:

  1. Furadeira com broca adequada ao tipo de parede ou bancada onde fixará a torneira;
  2. Chave-inglesa ou ajustável para apertar as conexões hidráulicas;
  3. Trena ou régua para medir as distâncias e fazer as marcações;
  4. Nível para verificar se a torneira elétrica está alinhada;
  5. Alicate para cortar e descascar os fios elétricos.
  6. Disjuntor da mesma amperagem indicada pelo fabricante;
  7. Fio terra com bitola adequada à potência da torneira elétrica;
  8. Tomada tripolar com plugue compatível;
  9. Adaptador ou registro para conectar a torneira elétrica à saída de água;
  10. Veda rosca para evitar vazamentos.

Como instalar uma torneira elétrica: passoa a passo Copafer

Como instalar uma torneira elétrica?

Agora que você já tem todos os materiais e ferramentas necessários, vamos ao passo a passo de como instalar uma torneira elétrica:

1. Desligue a energia

Desative o disjuntor que alimenta a tomada onde a torneira será instalada. Além disso, certifique-se de que não há energia na tomada usando um multímetro.

2. Instale a parte hidráulica

Pegue o veda rosca e enrole-a cuidadosamente no adaptador e na da torneira, garantindo que a fita esteja bem aplicada em ambas as partes. Após isso, encaixe a torneira no local e rosqueie-a com cuidado. 

Por fim, abra o registro de água e observe se há algum vazamento na conexão entre a torneira e o adaptador. Se encontrar algum sinal de água pingando, aperte a torneira um pouco mais ou aplique mais fita veda rosca no local.

3. Instale a parte elétrica

Identifique os fios fase, neutro e terra da tomada onde ela será ligada. Então, conecte-os aos terminais, seguindo as indicações: 

  • Fio fase vai ao terminal “L”;
  • Cabo neutro vai ao terminal “N” 
  • Fio terra vai ao terminal “terra”. 

Para fazer as conexões, você pode usar conectores de torção ou Wago, peças plásticas que prendem os fios. Certifique-se de que estejam bem firmes e não soltem com facilidade.

4. Ligue a energia e teste a torneira

Por fim, ligue o disjuntor que alimenta a tomada e abra a torneira e verifique se a água está aquecida.

O que fazer para aumentar a pressão da água na torneira?

Se perceber que a pressão da água na torneira elétrica está baixa, pode ser que haja algum problema na rede hidráulica da sua casa, como um cano entupido, válvula fechada ou caixa d’água vazia. 

Outra possibilidade é que a torneira elétrica tenha um redutor de vazão, essa peça limita a quantidade de água que passa pela torneira elétrica para economizar energia. Portanto, se preferir ter uma pressão maior de água, basta retirar esse redutor. 

Como instalar uma torneira elétrica blog Copafer

Compre torneiras elétricas na Copafer!

Pronto! Agora você já sabe como instalar uma torneira elétrica na sua cozinha com segurança e praticidade. Aproveite as vantagens de ter água quente na pia sempre que quiser, sem gastar muito.

 E se você precisar de mais dicas ou produtos para melhorar a sua casa, conte com a Copafer, a sua loja online de ferramentas e materiais de construção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *