Escrito por Bertão

24/03/2022 | 9h30

Blog, Faça você mesmo, Tendências | 24/03/2022

Saiba como montar horta em casa e garanta alimentos frescos todos os dias!

Oiê pessoal, como vocês estão? Hoje vou ensiná-los a como montar horta em casa! Então, já prepara o print para anotar dicas essenciais e garantir hortaliças e temperos frescos a qualquer hora do dia.

Aqui em casa, por exemplo, estávamos com um espaço “sobrando” no jardim, então coloquei meu lado agricultor para jogo e resolvi investir em uma horta caseira. Mas é claro que deixaria vocês sem as dicas que segui para prepará-la!

Então, reuni tudo nesse artigo completo com itens disponíveis na loja on-line da Copafer. Dessa forma, será fácil começar a sua horta em casa agora mesmo. Confira!

Por que montar horta caseira?

Inúmeros benefícios estão por trás de montar uma horta no jardim! Entre essas vantagens podemos citar o zero consumo de agrotóxicos, extremamente prejudiciais à saúde. Isso sem falar na distração ao mexer com a terra, economia com a compra dos alimentos e, claro, preservação do meio ambiente!

Mas, não podemos esquecer que a principal vantagem está no fato de que você poderá colher hortaliças e temperos frescos sempre que necessário!

Como fazer uma horta no quintal?

Antes que colocar a mão na terra, é essencial avaliar bem o local onde serão plantados os alimentos. Afinal, caso você more em um apartamento pequeno, por exemplo, é possível pensar em alternativas práticas, como a horta vertical ou mini horta suspensa.

Após a análise do espaço, é hora de começar o plantio. Mas, para que dê bons frutos, são necessários seguir alguns passos. Confira!

1. Atente-se a luz disponível

A luz natural é essencial para a fotossíntese e, consequentemente, o bom desenvolvimento das plantações. Pensando nisso, é preciso considerar que boa parte das espécies de hortaliças necessitam de 5 a 6 horas de luz por dia.

Dessa forma, ao escolher o local ideal para o plantio da horta, dê preferência para espaços bem iluminados, que recebam a luz solar durante esse período.

2. Prepare a terra rica em nutrientes

A adubação da terra está entre as principais tarefas de quem deseja montar uma horta em casa. Por isso, esteja atento a detalhes como o uso da terra vegetal, húmus de minhoca ou adubos orgânicos próprios para o projeto.

Dessa forma, com o espaço já rico em nutrientes, você terá garantia de uma horta sempre saudável e bonita. Ah, outra dica é misturar os elementos para resultados mais eficazes!

3. Germine as sementes

Está com pouco espaço e escolheu alguns vasos de plantas pequenos?

Então, aproveite-os para germinar as sementes! Assim, diferentes espécies de hortaliças e temperos estarão prontos para um desenvolvimento saudável, não importante as diversas condições do ambiente.

Para germinar sementes, você precisa certificar-se de que os vasos tenham furos embaixo para evitar o acúmulo de água. Além disso, siga passos como:

  • Comece colocando a terra acima dos vasos;
  • Umidifique-a com pulverizador;
  • Fure a terra em 4 lugares diferentes e coloque uma semente cada espaço;
  • Cubra a terra com mais terra e umidifique novamente;
  • Por fim, ao germinar você pode passar a planta para um espaço maior na horta.

4. Regue-a constantemente

Como citei acima, as hortas caseiras gostam de receber luz natural, portanto, o ideal é regá-las todos os dias! E, caso o dia esteja muito quente, você precisa repetir o processo até 2x durante as 24h.

Assim, uma dica indispensável é investir no vaso irrigável. Ele garante a quantidade ideal de água de acordo com cada espécie no dia a dia. Mas, se não encontrar, coloque alarmes no celular com lembrete para a irrigação.

5. Invista no kit de jardinagem

Por último, mas não menos importante, não se esqueça de adquirir acessórios e ferramentas para jardim. Elas são essenciais para conquistar uma horta saudável e bem cuidada.

Na loja on-line da Copafer você encontra inúmeros itens fundamentais para o projeto. Entre eles, o regador, pá pequena e enxada maior, além de pulverizadores, tesouras para poda e muito mais!

Espaço pequeno não é desculpa!

Se mesmo após ler todas as dicas que citei acima, você ainda achar que o pouco espaço em casa é o problema, venho-lhe dizer que não é! Montar horta em quintal pequeno é totalmente possível e fica tão bonito quanto em espaços maiores.

Isso porque, você pode apostar na mini horta e utilizar canteiros, vasos menos ou estantes para apoiá-los. Escolhe espaços com boa iluminação natural e dê preferência para áreas nas quais você tem fácil acesso. Assim, será melhor para acompanhar o desenvolvimento das plantações.

Além disso, as principais opções de hortaliças para mini horta são: espinafre, alface, salsa, hortelã, manjericão e rúcula.

Monte horta em casa com os produtos da Copafer

Agora que você já conhece tudo sobre como montar em casa, é hora de encontrar os utensílios certos para ajudá-lo nessa missão. Pensando nisso, separei os itens disponíveis na Copafer e que fazem sucesso com quem entende do assunto. Se liga!

Tesoura para Poda Cabo de Metal Emborrachado com Mola 200mm – 605368 – PALISAD CAMPING

como montar em casa | Tesoura para Poda Cabo de Metal Emborrachado com Mola | Copafer

Pulverizador Plástico – PINCÉIS ATLAS

como montar horta em casa l Pulverizador Plástico l Copafer

Regador Plástico com Alça Anatômica – PINCÉIS ATLAS

como montar horta em casa l Regador Plástico l Copafer

Kit Ferramenta para Jardim 4 Peças Ponta de Aço com Cabo Plástico – PR6910 – PINCÉIS ATLAS

como montar horta em casa l Kit Fermenta para Jardim 4 Peças l Copafer

Ancinho para Jardim Ponta em Aço Cabo de Plástico (PP) Texturizado – PR6905 – PINCÉIS ATLAS

como montar horta em casa l Ancinho para Jardim Ponta em Aço l Copafer

Essas e outras ferramentas de jardim você encontra na Copafer com preço especial! Aproveite as excelentes condições de pagamento e parcele suas compras em até 6x sem juros no cartão, com entrega facilitada para todo o Brasil*. Confira!

*Consulte condições!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *