BLOG COPAFER

Escrito por Bertão

26/08/2021 | 9h30

Blog, Construção, Produto | 26/08/2021

Construindo do zero: saiba por onde começar a sua obra!

A Copafer ajuda no planejamento para quem está construindo do zero. Veja só!

Fala pessoal, tudo bem? Hoje separei dicas essenciais para quem está construindo do zero! Afinal, adquirir a casa própria é, sem dúvidas, um dos momentos mais marcantes da vida de qualquer pessoa. Pensando nisso, quero ajudar você a organizar as etapas da obra e passar por esse projeto com muito mais tranquilidade!

Vale lembrar que construir a casa do zero é a melhor opção para que conquistar a liberdade. Contudo, para que esse processo seja o melhor possível, é preciso muito planejamento!

Pensando nisso, a seguir separei algumas dicas que vão ajudar você na hora de construir uma casa do zero. Continue lendo e confira!

Por que optar por construir uma casa do zero?

Antes de começar a planejar uma obra civil, é preciso ter em mente que a casa própria quando iniciada do zero oferece inúmeros benefícios. Isso porque, por mais que os gastos assustem no começo, o investimento é, na verdade, uma das maiores garantia de um bom retorno financeiro.

Construindo do zero? Veja dicas para a sua obra no Blog da Copafer

Construir o imóvel próprio do zero permite que você planeje a obra segundo a sua preferência. Desse modo, toda a arquitetura da casa será pensada de acordo com os seus gostos.

Sendo assim, é uma ótima forma de pensar nos cômodos conforme as suas necessidades!

5 passos para construir a casa do zero!

Você já sabe que planejar a construção da casa é uma missão que envolve diferentes pontos cruciais. Entre eles, a definição do terreno, listagem do material e mão de obra necessária, obtenção dos documentos para regularização e muito mais!

Com foco em ajudar no planejamento e execução da obra, a seguir, separei 5 etapas importantes para quem está construindo do zero. Confira!

1. Escolha o terreno ideal

Para construir a casa dos seus sonhos, é preciso escolher o local adequado! Sendo assim, o terreno certo é fundamental para que a construção do imóvel esteja dentro do esperado.

Por isso, não se esqueça de ficar atento aos desníveis do terreno, à qualidade do solo, à área permitida para construção e, claro, à localização.

Construindo do zero? Veja dicas para a sua obra no Blog da Copafer

É importante lembrar que todos esses detalhes impactam no valor final da obra, dessa forma, uma ótima dica é contratar um arquiteto para ajudar nessa etapa!

2. Defina um limite no orçamento

O segundo passo é definir o valor limite para a construção civil. Nesse caso, o ideal é fazer as contas considerando o tamanho, a qualidade e o tempo gasto para a conclusão da obra.

Assim, o orçamento será feito de maneira mais realista e fiel ao que você espera. É essencial não exagerar no projeto e, claro, economizar para conseguir terminar a obra no tempo esperado!

3. Contrate bons profissionais

Lembre-se: para uma obra bem sucedida, é preciso ter parceiros qualificados sempre por perto! Sendo assim, não hesite em contratar arquitetos, engenheiros, mestre de obra, pedreiros, pintores e serventes com ótimas referências no mercado.

Para que o projeto saia como planejado, você precisar encontrar um bom profissional para a arquitetura da casa.

Construindo do zero? Veja dicas para a sua obra no Blog da Copafer

Após ele entender o que se espera e colocar no papel, o engenheiro estará ligado a parte estrutural da construção. Esse será o responsável pelos cálculos do terreno, instalações elétricas, sanitárias e hidráulicas, por exemplo.

4. Compre apenas os materiais necessários

Outro passo importante na construção da casa própria é a compra dos materiais que serão utilizados em cada etapa. Nesse caso, o ideal é adquirir apenas a quantidade e produtos que foram definidos em parceria com o arquiteto e engenheiro do projeto.

Além disso, compre apenas insumos de alta qualidade como os que materiais para construção que você encontra na Copafer! Assim, a obra sairá dentro do orçamento e sem imprevistos desagradáveis.

5. Não esqueça a documentação!

Talvez a parte mais burocrática para quem está construindo do zero, a documentação da obra não pode ficar de fora! Afinal, essa é a etapa destinada ao comprimento das obrigações jurídicas que visam a aprovação e formalização do projeto.

Isso porque, sem as licenças e alvarás da obra, concedidas pelos órgãos municipais, será impossível dar continuidade à construção. Nessa fase, você irá precisar pagar taxa e emolumentos legais. Além de apresentar os dados de documentação jurídica e cadastral do terro.

Outras dicas para quem está construindo do zero!

Além das dicas acima, também é importante definir um cronograma para manter a organização das etapas. Dessa forma, é possível visualizar e entender os próximos passos a serem executados.

Construindo do zero? Veja dicas para a sua obra no Blog da Copafer

Vale ressaltar que as etapas da obra passam pela fundação, alvenaria, laje e telhado, elétrica e hidráulica e, por fim, o acabamento.

Também esteja atento à segurança dos trabalhadores! Nesse caso, exija o uso de EPIs e EPCs. Isso sem falar que será fundamental providenciar tapumes, andaimes e telas de segurança para acercar a obra.

Os melhores materiais para construção estão aqui!

Agora que você já conhece dicas importantes para quem está construindo do zero, também aproveitei para passar na Copafer e separar alguns dos materiais de construção que fazem sucesso entre nossos clientes. Confira e invista no melhor para a sua obra!

Kit com 100 Blocos Cerâmicos Tipo Baiano 11,5 x 14 x 24 cm – SAFIRA

Construindo do zero | Kit com 100 Blocos Cerâmicos Tipo Baiano 11,5 x 14 x 24 cm - SAFIRA | Blog Copafer

Cimento para Todas as Obras 50KG CPII F-32 – VOTORAN

Construindo do zero | Cimento para Todas as Obras 50KG CPII F-32 - VOTORAN | Blog Copafer

Forro PVC Gemini 8 mm x 20 cm – PERMATTI

Construindo do zero | Forro PVC Gemini 8 mm x 20 cm - PERMATTI | Blog Copafer

Lajota em EPS 1F 100x33cm – ISORECORT

Construindo do zero | Lajota em EPS 1F 100x33cm - ISORECORT | Blog Copafer

Telha Maxiplac 6mm 3,70×1,06 Metros BRASILIT

Construindo do zero | Telha Maxiplac 6mm 3,70x1,06 Metros BRASILIT | Blog Copafer

Aditivo Impermeabilizante 900ml – 121906 – VEDACIT

Construindo do zero | Aditivo Impermeabilizante 900ml - 121906 - VEDACIT | Blog Copafer

Ficou interessado nos produtos acima? Nossa loja online oferece um catálogo repleto de opções essenciais para a construção. Acesse e pague em até 6x sem juros no cartão*. Confira e boas compras!

*Sujeito à alteração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *