Escrito por Bertão

12/08/2021 | 9h30

Blog, Construção, Reforma | 12/08/2021

Custo de obra residencial: saiba como calcular!

Quer saber como calcular o custo de obra residencial? Confira a seguir o artigo completo da Copafer!

Fala pessoal, tudo bem com vocês? Hoje vou ensiná-los sobre o custo de obra residencial e como calcular o valor exato! Afinal, saber o preço da obra está entre os elementos mais importantes do empreendimento imobiliário.

Afinal, o cálculo da obra residencial precisa ser feito de forma correta. Dessa forma, evita que a viabilidade econômica e potencial de lucro do empreendimento fiquem comprometidos.

Dessa forma, reuni todo o meu conhecimento em obras residenciais para ajudar você a calcular os gastos e precificar a construção. Continue lendo e confira!

Por que calcular os custos da obra residencial?

Ao iniciar um projeto para a construção de casas residenciais, é importante ter em mãos um orçamento justo. Dessa forma, ele precisa considerar todos os custos com a mão de obra e materiais.

Custo de obra residencial: saiba como calcular | Blog Copafer

Dessa forma, você poderá evitar problemas no valor final da obra. Isso porque, quando os custos ultrapassam o orçamento definido, é preciso readequar seus recursos financeiros. O que pode prejudicar as margens de lucro estabelecidas para a viabilidade econômica da construção.

Como calcular o custo de uma obra residencial?

Acima citei a importância de saber calcular o valor exato de uma obra residencial, certo? Pois bem, agora vou ensinar você a descobrir as métricas responsáveis pela distribuição dos custos na construção civil.

É bem simples! De forma geral, há uma única métrica que separa o custo da obra civil entre 60% para materiais e 40% para mão de obra. O que totaliza os 100% do montante disponível para o projeto.

O que considerar nos custos da obra?

É extremamente importante considerar cada uma das etapas e dos sistemas da obra na hora de levantar os custos para cálculo. Por isso, você irá precisar analisar as etapas iniciais, como a preparação do terreno e as fundações.

Além disso, na metade do processo já será possível considerar a execução para levantamento da estrutura como vedação de blocos cerâmicos.

Custo de obra residencial: saiba como calcular | Blog Copafer

Isso sem falar nas esquadrias de alumínio e outros materiais, as ferragens, vidros, cobertura, instalações elétricas, hidráulicas, mecânicas e impermeabilização.

Na etapa final da obra residencial, é preciso levar em conta os revestimentos de paredes internas e externas. Além disso, também é necessário considerar o revestimento do teto e piso, pintura, louças, metais, mármores, granitos e outros.

Para exemplificar o cálculo!

Agora que você já viu como saber calcular o custo de obra residencial é fundamental para manter a margem de lucro da construção? Mas, se você ainda tem dúvidas sobre como fazer a distribuição percentual nos gatos do projeto, a Copafer explica. Se liga!

  • Entre 3 e 5% é destinado ao projeto e aprovações burocráticas
  • A estrutura inicial fica com em média 3%
  • Já as fundações estão entre 3 e 7%
  • A parte é destinada à estrutura da obra está entre 12 e 20%
  • O fechamento com 10 e 19%
  • A cobertura entre 3 e 5%
  • Em média 8% são destinados às instalações elétricas e, entre 9 e 12% para a parte hidráulica
  • Os acabamentos ficam com média entre 20 e 30%
  • Já os retoques, arremates e limpeza tê média de gastos entre 1%

Por fim, vale lembrar que os valores e porcentagens do processo de finalização da obra podem variar conforme o projeto.

As melhores ferramentas para ajudar nos cálculos

Dessa forma, para facilitar o cálculo do custo de uma obra residencial, você pode contar com duas ferramentas essenciais disponíveis no mercado.

A primeira é a Tabela SINAPI, gratuita e atualizada mês a mês pelo Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil. Dessa forma, a ferramenta é referência para composições e definições de preços de todas as atividades envolvidas na construção civil.

Custo de obra residencial: saiba como calcular | Blog Copafer

Custo Unitário Básico de Construção, o CUB/m², ajuda a definir o custo dos materiais e facilitar o orçamento. Sendo assim, ferramenta existe desde 1964 e, tem como objetivo, manter um padrão de acompanhamento do custo médio da construção no Brasil.

Os melhores materiais para construção estão aqui!

Agora que você já sabe como calcular o custo de obra residencial, é hora de encontrar os melhores materiais para construção com preços imperdíveis e ótimas condições de pagamento.

Por isso, a seguir, separei alguns dos produtos preferidos dos nossos clientes. Confira!

Telha Colonial de PVC Cerâmica Terracota – LUX TELHAS

Custo de obra residencial | Telha Colonial de PVC Cerâmica Terracota - LUX TELHAS | Blog Copafer

Gesso Multiuso – ARGOS

Custo de obra residencial | Gesso Multiuso - ARGOS | Blog Copafer

Cimento para Todas as Obras 50KG CPII F-32 – VOTORAN

Custo de obra residencial | Cimento para Todas as Obras 50KG CPII F-32 - VOTORAN | Blog Copafer

Argamassa Super Graute 25kg – 0043.00001.0025PA – QUARTZOLIT

Custo de obra residencial | Argamassa Super Graute 25kg - 0043.00001.0025PA - QUARTZOLIT | Blog Copafer

Ficou interessado nos itens disponíveis em nosso catálogo? Então, aproveite para comprar materiais com ótimo custo-benefício e pagamento em até 6x sem juros no cartão. Confira e boas compras!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *