Escrito por Bertão

27/07/2021 | 9h30

Blog, Sazonal | 27/07/2021

Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho: entenda a importância dos EPI’s!

Em 27/07 celebramos o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho. Saiba mais sobre a data!

Fala pessoal, tudo certo por aí? Neste Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho vim falar um pouco sobre a importância de usar os equipamentos de segurança. Afinal, os Equipamentos de Proteção Individual, ou simplesmente, EPI’s foram desenvolvidos para que a sua rotina de trabalho seja sempre bem tranquila.

Dessa forma, fica muito mais fácil garantir a proteção ideal para trabalhadores de empresas com ricos de acidentes. Além de prevenir doenças ocupacionais e eventualidades que possam colocar em risco a integridade física do colaborador.

Pensando nisso, aproveite a data para preparar um artigo completo com todas as informações necessárias para este Dia Nacional da Segurança do Trabalho. Continue lendo e confira!

O que é Segurança do Trabalho?

Para começar, é importante entender o que é Segurança do Trabalho e como sua prática transforma o dia a dia de empresas e trabalhadores. Dessa forma, a ação nada mais é do que um conjunto de normas, atividades e medidas preventivas que têm como foco garantir a proteção dos ambientes e campos de trabalho.

As ações de segurança dos trabalhadores também atua na prevenção de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho, o que ajuda a proteger a saúde física dos colaboradores.

Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho | Blog Copafer

Dessa forma, todos os procedimentos de Segurança do Trabalho são praticados com o objetivo de zelar pela qualidade vida dos funcionários, mantendo os ambientes da empresa seguros.

Vale lembrar que essas práticas influenciam na produtividade dos trabalhadores e, até mesmo, na redução de custos na empresa.

Segurança garantia do por lei!

A proteção dos trabalhadores é lei no Brasil. Isso porque, há legislações específicas que regulamentam os conjuntos de normas, leis complementares, portarias, decretos e convenções internacionais da Organização Internacional do Trabalho, reconhecidas no país.

Sendo assim, a Segurança do Trabalho se torna obrigatória e fundamental para que a empresa atue dentro do que representa a legislação brasileira.

As atividades celebradas no Dia Nacional da Prevenção do Trabalho estão na Lei nº3.214 do Ministério do Trabalho. Ela estabelece Normas Regulamentadoras compostas por 7 normas, decretos e leis. Todas obrigatórias!

Quais documentos para a regulamentação?

Que tal aproveitar o Dia Nacional da Prevenção do Trabalho para verificar se sua empresa está atuando na lei? Dessa forma, basta conter todos os documentos que atendem às exigências legais da Segurança do Trabalho. Mas, vale lembrar que todos são obrigatórios e essenciais.

Entre os documentos estão o Programa de Riscos Ambientais (PPRA), Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e a Análise Ergonômica do Trabalho (AET).

Quais os objetivos da Segurança do Trabalho?

Agora que já apresentei a funcionalidade da Segurança do Trabalho, vamos falar um pouco sobre os objetivos da prática no dia a dia das empresas.

Afinal, você já sabe que a celebração do Dia Nacional de Prevenção do Trabalho visa celebrar os trabalhos de proteção. Principalmente contra acidentes e doenças ocupacionais, certo?

Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho | Blog Copafer

No entanto, além de evitar lesões, dores no corpo e limitações de atividades cotidianas entre os objetivos da Segurança do trabalho também estão:

  • Garantia de integridade dos funcionários;
  • Condições de trabalho seguras,
  • Maior definição das responsabilidades dos trabalhadores,
  • Foco em garantir a saúde dos colaboradores,
  • Conscientização sobre a prevenção de acidentes na empresa.

Além disso, para completar os objetivos de garantir a segurança dos funcionários também está a certificação dos Equipamentos de Proteção Individual, checagem do desempenho e workshops de atividades educativas para boas práticas e redução de acidentes.

Quais os principais riscos de acidentes no trabalho?

Para entender melhor os acidentes de trabalho, vou classificá-los segundo os ricos que oferecem aos trabalhadores. Veja só!

  • Ricos ambientais: neste caso podemos dividir as ameaças em fatores físicos, químicos e biológicos. O primeiro é caracterizado por ruídos, vibrações, frio, calor, pressões anormais e umidade.

Já os agentes químicos são aqueles que podem oferecer danos à integridade física e mental do tralhadores, como poeiras, fumos, névoa, neblinas, gases e vapores. Além de substâncias e compostos químicos.

Por fim, os fatores biológicos são vírus, bactérias, protozoários, fungos, parasitas, bacilos e demais espécies de microorganismos.

  • Ricos ergonômicos: estão ligados às tarefas com esforço físico. Além do levantamento e transporte de materiais inadequados.

Além disso, também podemos citar os riscos de acidentes de trabalho diversificados. Este é o caso daqueles que estão no arranjo físico inadequado, como falta de estrutura e materiais adequados para a realização das atividades profissionais.

Como evitar acidentes de trabalho?

Além de estar atuando das normas exigidas por lei, os equipamentos ajudam a prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho.

Dessa forma, é possível encontrar Equipamentos de Proteção Coletiva e Individual, com foco em proteger os trabalhadores e otimizar as tarefas na empresa. Sendo assim, é importante destacar que:

  • Equipamento de Proteção Coletiva são aqueles destinados à proteção de uma ou mais pessoas. Assim como as escadas de emergência e de rede de incêndio.
  • Equipamento de Proteção Individual, também conhecido como EPI, é de uso individual. Portanto, ideal para a proteção de uma única pessoa, como botas, luvas e capacetes.

Compre equipamentos de proteção na Copafer!

Já apresentei a importância do Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho e porquê é importante garantir a proteção dos trabalhadores. Então, agora é hora de encontrar os melhores equipamentos para a segurança de todos.

Por isso, a seguir, separei alguns produtos de proteção que você só encontra por aqui. Confira!

Bota com Bico de Aço e Elástico Vulcaflex 10VB48 – MARLUVAS

Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho | Bota com Bico de Aço e Elástico Vulcaflex 10VB48 - MARLUVAS | Blog Copafer

Perneira de Raspa – 700.31057 – PLASTCOR

Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho | Perneira de Raspa - 700.31057 - PLASTCOR | Blog Copafer

Luva Tricotada Antiaderente Latex Corrugado PPM03 – PROTEPLUS

Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho | Luva Tricotada Antiaderente Latex Corrugado PPM03 - PROTEPLUS | Blog Copafer

Botina Nobuck Café – 54330 – MARLUVAS

Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho | Botina Nobuck Café - 54330 - MARLUVAS | Blog Copafer

Ficou interessado nos produtos de proteção para Segurança do Trabalho, disponíveis na Copafer? Então, aproveite as promoções deste Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho e compre itens com descontos exclusivos em até 6x sem juros no cartão. Confira e boas compras!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *