Escrito por Bertão

15/03/2024 | 12h23

Blog, Faça você mesmo | 15/03/2024

DIY: Saiba o que é e coloque a mão na massa

Fala, galera, tudo bem? No conteúdo de hoje, falaremos sobre o que é DIY e como ele é uma ótima técnica para economizar dinheiro. Além disso, trouxe algumas dicas de projetos para você colocar a mão na massa. 

Provavelmente já ouviu falar em DIY, certo? Caso não, sem problemas que te explico tudo sobre a prática que vem ganhando cada vez mais adeptos. Por meio dela, é possível personalizar e criar itens únicos para sua casa, roupa e até mesmo para presentar alguém que você ama. Confira!

O que é DIY?

A sigla em inglês “Do It Yourself” significa Faça Você Mesmo. Em resumo, trata-se de um movimento que incentiva as pessoas a criarem ou consertarem por conta própria. Isso pode incluir uma variedade de atividades, como artesanato, decoração, reformas em casa e muito mais.

 Como surgiu DIY?

Surgiu como prática de manutenção e melhoria doméstica na década de 1910, onde as pessoas utilizavam materiais disponíveis para resolver problemas cotidianos. No entanto, foi somente em 1950 nos Estados Unidos, que o DIY ganhou força e se tornou um fenômeno cultural.

A princípio, era apenas um meio de economizar dinheiro. Uma vez que as pessoas perceberam que podem fazer muitas coisas por conta própria, evitando os gastos excessivos com profissionais ou produtos prontos. Então, com o tempo, transformou-se em uma forma de expressão pessoal e uma maneira de se desconectar do consumo massificado.

Rapaz com uma furadeira na mão, perfurando DIY uma peça de madeira em um comodo branco.

Como fazer DIY na decoração?

Para começar no DIY decoração, escolha um projeto simples que não exija muitas ferramentas ou materiais complexos. Pode ser algo como pintar com tinta um móvel antigo, colocar pastilhas autocolante na parede do banheiro ou fazer objetos de decoração artesanal.

Quais os melhores projetos DIY?

Os projetos DIY são uma maneira incrível de adicionar personalidade e originalidade à decoração da sua casa. Então, se você gosta de colocar a mão na massa e criar coisas únicas, aqui estão algumas ideias para decorar os ambientes com um toque pessoal:

1. Cabeceira com ripado

Ademais, aproveite painéis ripados que talvez tenham sobrado de alguma reforma. Eles podem ser dispostos horizontalmente, na diagonal ou até mesmo pintados com desenhos e frases para uma cabeceira conceitual que tem sido tendência nos últimos anos.

2. Pisca-pisca em objetos

Uma excelente maneira de complementar a iluminação e trazer estilo para as paredes, os pisca-pisca são bastante versáteis. Isso pois podem usados em espelhos, prateleiras ou quadros já pendurados no ambiente.

3. Boiserie ou Rodapé Alto

Além de lindas opções para compor a decoração de diversos ambientes, as molduras de parede e rodapés apresentam ótimo custo-benefício. Afinal, basta ter à disposição EVA e inseri-los na parede sem ajuda profissional.

Mulher lixando uma peça de madeira com uma lixadeira elétrica.

Quais as ferramentas básicas para projetos DIY?

Por fim, para se aventurar nos projetos faça você mesmo, algumas ferramentas básicas são essenciais. Com esses itens, você já pode começar a sua jornada no mundo do DIY casa:Martelo: essencial para fixar pregos e montar estruturas.

1. Chave de fenda: perfeita para apertar ou soltar parafusos.

2. Alicate: útil para cortar fios, prender objetos e dobrar materiais.

3. Tesoura forte: ideal para cortar tecidos, papelão e outros materiais resistentes.

4. Cola quente: excelente para colar objetos, especialmente em projetos de decoração.

5. Fita métrica: fundamental para medir e garantir precisão nas suas criações.

Compre materiais para DIY na Copafer!

Agora que já sabe o que é DIY e como praticar, não perca tempo e compre todo o material que precisar na Copafer. Trabalhamos com os melhores preços e qualidade garantida. Dê vida às suas ideias om nossa vasta seleção de ferramenta e acessórios. Visite nossa Loja on-line e comece sua próxima criação hoje mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *