Escrito por Bertão

13/01/2022 | 9h30

Blog, Dúvidas | 13/01/2022

Economizar água: 5 dicas para um consumo consciente!

Fala pessoal, tudo bem? Economizar água é fundamental para o bem-estar de todos os seres vivos no planeta. Portanto, pensando de forma coletiva, é preciso seguir regras de consumo consciente, cuidando da saúde de todo o mundo.

Para ajudar você a economizar água em casa, preparei um artigo completo com as principais dicas sobre o tema. Então, não perca mais tempo e continue lendo para informar-se e garantir um futuro melhor para todos!

Além disso, aproveitei que estava na Copafer e separei materiais hidráulicos que não podem faltar na sua obra! Afinal, eles também ajudam na economia de água e evitam problemas como vazamentos, infiltrações entre outros.

Por que devemos economizar água?

Antes de saber como economizar água, é preciso entender os benefícios dessa mudança de comportamento para todo o mundo. Para isso é necessário estudar alguns dados levantados no relatório da Agência Nacional das Águas, a ANA.

Conforme estudo, entre os anos de 2013 e 2016, 48 milhões de brasileiros foram afetados por secas ou estiagens. Além disso, há 6 anos 18 milhões de pessoas foram impactadas por fenômenos climáticos que resultaram em escassez hídrica. Desses, 84% dos afetados eram moradores do nordeste brasileiro.

Além disso, o relatório também apontou que a demanda por uso de água no Brasil é crescente, com previsão de aumento de 80% no total retirado de água nos últimos 20 anos. A estimativa é que, até 2030, esse número cresça em 30%.

Preocupante, não é mesmo? Ainda mais quando consideramos que essa evolução no uso da água está diretamente ligada ao desenvolvimento econômico e de urbanização do país. Dessa forma, é essencial pensarmos em um consumo consciente, evitando o risco de escassez.

Afinal, como economizar água?

Agora que você já sabe como economizar água e qual a importância de mudar hábitos simples no dia a dia, separei algumas dicas para ajudá-lo a começar com a mudança agora mesmo. Confira!

1. Reduza o tempo no banho

Você sabia que um banho de 15 minutos pode gastar até 135 litros de água? Pois, bem! Se você conseguir reduzir o tempo com o chuveiro ligado para cerca de cinco minutos, serão apenas 45 litros utilizados.

Portanto, opte por banhos rápidos que durem apenas o tempo necessário para a higienização completa. Além disso, desligue o chuveiro enquanto lava o cabelo e ensaboa o corpo.

2. Escove os dentes com a torneira desligada

O ritual de toda manhã, como escovar os dentes e lavar o rosto pode representar um gasto de até 12 litros de água, se feito com a torneira aberta. Então, o ideal é fazer todo o processo de escovação com a torneira bem fechada e evitar o desperdício de água.

3. Utilize descarga com válvula de duplo acionamento

Ainda no banheiro, instale a válvula de duplo acionamento na descarga. Isso porque, ela possui sistema desenvolvido para liberar apenas a quantidade de água necessária na bacia.

4. Ensaboe a louça e enxágue depois

Já na cozinha, limpe a pia por etapas. Primeiro, utilize guardanapo de papel para retirar os restos de comido dos pratos e panelas. Em seguida, ensaboe toda a louça de uma só vez, sempre com a torneira fechada.

Por último, faça o enxágue contínuo dos itens. Ah, outra dica é lavar os utensílios menos engordurados primeiro, assim, você evita que a gordura espalhe sobre os demais itens.

5. Limite o uso da máquina de roupas

Entre as principais dicas para economizar água está a limitação do uso da máquina de lavar. O ideal é usá-la sempre cheia e em ciclos completos de lavagem. Dessa forma, acumule roupas para lavar tudo de uma vez.

Além disso, alguns eletrodomésticos modernos contam com ciclos econômicos que gastam até 30% menos água e energia durante o processo.

Dica extra do Bertão: reaproveite a água da máquina!

Me diz uma coisa, ai na sua casa a água utilizada na máquina é descartado pelo ralo? Isso acontece na maioria dos lares brasileiros, no entanto, ela pode ser reaproveitada para lavar o piso da área de serviço, por exemplo.

Isso sem falar que é possível encher baldes e lavar o quintal ou carro. Ah, e caso preciso armazenar a água por alguns dias, não se esqueça de colocar um pouco de cloro para evitar a proliferação de bactérias.

Compre materiais hidráulicos para economia de água na Copafer!

Já te ensinei como economizar água em casa, certo? Então, agora é hora de apresentar os melhores materiais para a instalação hidráulica da sua obra. Eles irão ajudar a manter um consumo consciente em todos os espaços da casa e, ainda, resultam em economia na conta. Veja só!

Válvula Hydra Duo-Flux 1.1/2 Cromado – 2545.C.112 – Deca

Economizar água | Válvula Hydra Duo-Flux 1.1/2 Cromado - 2545.C.112 - Deca | Blog Copafer

Base para Válvula de Descarga Hydra Duo 1.1/4″ DN32 – 4545.400 – DECA

Economizar água | Base para Válvula de Descarga Hydra Duo 1.1/4" DN32 - 4545.400 - DECA | Blog Copafer

Torneira com Fechamento Automático de Mesa para Lavatório Matic 1/2 – 30552 – BOGNAR

Economizar água | Torneira com Fechamento Automático de Mesa para Lavatório Matic 1/2 - 30552 - BOGNAR | Blog Copafer

Chuveiro Acqua Duo Flex Black Preto e Cromado – LORENZETTI

Economizar água | Chuveiro Acqua Duo Flex Black Preto e Cromado - LORENZETTI | Blog Copafer

Ficou interessado? Navegando na loja on-line da Copafer você encontra essas e outras ofertas com ótimas condições de pagamento. Aproveite e parcele suas compras em até 6x sem juros no cartão* ou, se preferir, pague à vista via PIX e boleto bancário!

*Consulte condições!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *