Escrito por Bertão

19/01/2023 | 9h30

Blog, Produto, Reforma | 19/01/2023

Descubra como usar espuma expansiva!

Fala pessoal, tudo bem?! Vocês sabem como usar espuma expansiva? No artigo dessa semana vou falar um pouco mais sobre esse produto essencial para serviços de vedação e isolamento. Assim, se você está pensando em investir no material, não perca nenhum detalhe do conteúdo a seguir!

Ainda, na loja on-line da Copafer, é possível adquirir os melhores modelos de espuma expansiva, ideais para a sua obra. Acesse nosso site e aproveite ofertas imperdíveis com ótimas condições de pagamento. Confira!

O que é espuma expansiva?

A espuma expansiva é um selante adesivo elástico produzido à base de poliuretano. O produto já vem pronto para uso, em formato de spray e, ao ser aplicado, passa do estado líquido para o sólido.

Espuma expansiva | O que é espuma expansiva | Blog Copafer

Após a secagem completa, o material se transforma em uma massa compacta e resistente a impactos, pressões e intempéries. Além disso, depois do processo, a espuma expansiva pode, inclusive, ser lixada e cortada.

Para que serve a espuma expansiva?

A espuma expansiva de poliuretano é perfeita para selar frestas, buracos, vãos e rachaduras. Sendo, portanto, indicada para serviços de vedação e isolamento. Ou seja, é um material destinado ao preenchimento e selagem de superfícies.

Ademais, também é altamente eficiente na fixação de portas e janelas. E, como principal vantagem, é compatível com grande parte dos materiais utilizados em obras, como: alvenaria, madeira, metal, PVC, concreto, ferro, cerâmica, mármore e granito.

Quais os benefícios da espuma adesiva expansiva?

Bastante eficaz contra ventos, chuvas, poeira e correntes de ar, a espuma vedante é altamente resistente a ações externas. Além disso, pode ser aplicada em diferentes tipos de materiais e ambientes variados.

Para completar, também tem aplicação e secagem rápida, é atóxica e diminui a sujeira na hora de realizar trabalhos manuais. Ainda, garante economia de materiais ao assentar ou fixar objetos. Isso, pois dispensa o uso de pregos, cola, areia ou cimento, por exemplo.

Por fim, a espuma expandida é um produto barato, que rende muito — cerca de até três vezes o seu volume inicial. Com aplicação controlada e sem desperdício, ela já vem pronta, em formato spray, garantindo mais precisão e controle.

Como usar espuma expansiva?

O grande diferencial do selante está na capacidade de se expandir. Por isso, ao usá-lo o ideal é aplicar uma pequena quantidade na superfície desejada, deixando um bom espaço sem preenchimento.

Isso porque em instantes ela se expandirá sozinha, preenchendo completamente e vedando o local. Mas, antes desse processo, devem ser tomados alguns cuidados importantes. Veja só:

  • limpe bem a superfície e retire partículas e contaminantes;
  • umedeça o material para deixar a espuma pronta para uso;
  • agite bem a embalagem antes de começar a utilizá-la;
  • corte o bico para deixá-lo de acordo com a dimensão em que deseja;
  • espero por cerca de duas horas e tire o excesso;
  • aplique o produto e aguarde por aproximadamente 24 horas.

Além disso, para saber como usar a espuma de expansão adequadamente não se esqueça de utilizar EPIs, como luvas e óculos de proteção. Sem falar nas roupas apropriadas.

Cuidados com o uso da espuma expansiva

Apesar de a espuma expansiva não ser tóxica, é importante estar atento a alguns cuidados essenciais ao manuseá-la. Isso, pois o produto é inflável, portanto, durante o uso é recomendado ficar longo do fogo ou materiais que emitam faíscas, como máquinas de solda.

Espuma expansiva | Cuidados com o uso da espuma expansiva | Blog Copafer

Também é recomendado evitar o contato direto da espuma com a pele, olhos e boca. Então, como tirar espuma expansiva da mão? Nesse caso, utilize acetona para limpar e, em seguida, lave bem o local com água e sabão.

Por fim, mantenha a embalagem em local com abrigo do sol e longe de ambientes quentes. Além disso, durante a aplicação, realize o trabalho em espaços bem ventilados.

Pode molhar a espuma expansiva?

Como já destaquei acima, esse é um material bastante resistente e eficaz contra condições adversas, como vento e chuva. Por isso, não se preocupe! Após aguardar o tempo de secagem da espuma expansiva, é permitido molhar o produto sem que haja danos.

Encontre os melhores produtos na Copafer!

Agora que você já sabe o que é espuma expansiva conte com os produtos disponíveis na loja on-line da Copafer. Afinal, são diversos itens com excelentes condições de pagamento* e entrega facilitada para todo o Brasil. Aproveite e boas compras!

*Consulte condições

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *