Escrito por Bertão

27/07/2022 | 9h30

Blog, Dúvidas, Produto, Reforma | 27/07/2022

15 ferramentas manuais indispensáveis para a manutenção de casa!

Fala pessoal, tudo bem com vocês?! No artigo de hoje separei 15 ferramentas manuais essenciais para ter em casa. Afinal, é imprescindível contar com acessórios que irão ajudá-lo a realizar pequenos reparos ou instalações elétricas e hidráulicas em casa.

Por isso, se você quer saber quais são as ferramentas manuais essenciais, continue lendo esse artigo completo e encontre materiais adequados para a execução de diferentes trabalhos.

Além disso, separei alguns dos acessórios manuais disponíveis na Copafer. Leia mais e monte a sua maleta de ferramentas gastando pouco!

O que significa ferramentas manuais?

As ferramentas manuais para uso doméstico são aquelas que necessitam do esforço humano para desempenhar as atividades para quais foram criadas. Assim, são consideradas fundamentais na execução de trabalhos de manutenção, limpeza, montagem e desmontagem de móveis, instalações e muito mais.

Ferramentas Manuais | Ferramentas manuais nas cores laranja e vermelho | Blog Copafer

Então, podemos considerar as ferramentas manuais como uma extensão para facilitar as tarefas, diminuindo a força empregada, bem como o tempo gasto e minimizando os riscos de acidentes.

Quais são os tipos de ferramentas manuais?

Existem diversos tipos de ferramentas manuais que não podem faltar na sua maleta diária. Pensando nisso, separei os principais itens para montar uma caixa completa e extremamente útil para arrumar a casa. Confira!

1. Chaves de Fenda e Philips

As chaves de fenda e philips são, sem dúvidas, as ferramentas manuais mais usadas. Isso porque, são ideais para montar peças de mobílias, remover tampas de interruptores ou apertar parafusos em determinadas situações.

Mas, vale lembrar que, cada ferramenta precisa ter o tamanho certo e estilo de chave que combine com a cabeça chata ou ponta philips, por exemplo.

2. Martelo

Práticos e funcionais, os martelos podem ser encontrados em diferentes tipos e formatos. O martelo de unha, por exemplo, é usado para bater e arrancar pregos. Já a versão bola para bater metal ou aplicar rebites, enquanto o de borracha é utilizado em superfícies delicadas.

Em maioria, os martelos manuais possuem cabeça de aço e cabo de madeira, mas em alguns modelos, o cabo pode ser revestido por borracha para evitar que ele escorregue e amortecer o impacto.

3. Serra e serrote

As serras e serrotes são fundamentais para habilidades de cortes. No geral, são utilizadas para trabalhos em diversas superfícies, seja madeira, aço, ferro, alumínio ou outras.

A serra manual possui arco que facilita a execução de cortes em tubos de PVC, por exemplo. Enquanto o serrote conta com lâmina reta, utilizada para segurar a ferramenta.

4. Estilete

Os estiletes podem ser usados para cortes em quaisquer superfícies. Sendo assim, você pode utilizá-lo para trabalhos em caixas, garrafas e outros. Além disso, o acessório ajuda a marcar vidros e remover espaços de calafeta antigo entre ladrilhos.

5. Trenas

As trenas manuais são ferramentas de medição utilizadas em objetos e espaços em geral. Elas podem ser encontradas em diferentes formatos, como régua rígida ou dobrável e em rolo.

Ferramentas Manuais | Trena na cor amarela | Blog Copafer

Sendo ideal para encontrar a medida exata de ambientes, além de aferir distâncias, largura, área e volume de determinados locais ou objetos.

6. Alicates

Os alicates estão entre as ferramentas mais versáteis do dia a dia. Isso porque, podem ser utilizados para executar diferentes tarefas, como aumentar a pressão para segurar uma peça, dobrar, cortar, ou ainda, colocar e remover objetos.

7. Escada de Extensão

As escadas de extensão são fundamentais para realizar tarefas em ambientes altos. Elas são úteis para tarefas como pintar tetos ou subir no telhado, por exemplo.

8. Chaves combinadas

Entre as ferramentas manuais mais práticas do mercado, as chaves combinadas oferecem fácil manuseio para afrouxar ou apertar parafusos e porcas com formatos sextavados ou quadrados.

Seu formato possui diferenças em suas extremidades, composta pela boca estrela e boca fixa. O que permite o uso da mesma peça em diferentes trabalhos.

9. Espátulas

As espátulas funcionam como raspadores em reparações de pinturas ou em aplicações de diferentes produtos nas superfícies. Sendo assim, é uma ferramenta manual extremamente útil para aplicação de forma fácil e rápida, oferecendo um acabamento reto e homogêneo.

10. Fita adesiva

Sim, as famosas fitas adesivas também estão entre as principais ferramentas manuais do mercado. A fita é fundamental para consertar superfícies de forma temporária.

11. Nível

Os niveladores são ferramentas longas e retas que possuem áreas de vidro cheias de líquido e uma bolha de ar. Essa bolha se move para frente e para trás conforme o nível das extremidades.

Ferramentas Manuais | Nivelador na cor branca e laterais vermelhas | Blog Copafer

Assim, é possível perceber quando a superfície está nivelado quando a bolha está no centro da área de vidro. A ferramenta é bastante útil em casas para pendurar quadros e instalar armários ou prateleiras.

12. Lixadeira

As lixadeiras são utilizadas para oferecer excelente acabamento em superfícies como madeira, metal e outros materiais.

13. Esquadro

Os esquadros são ferramentas de metal longas em forma de L, com lados retos e ângulo de 90º. Podem ser utilizados para construir gabinetes com cantos perfeitamente quadrados. Além disso, podem ser usados para marcar linhas retas em madeiras que serão cortadas, por exemplo.

14. Chave de grifo

A chave de grifo foi criada para uso em instalações hidráulicas, sendo essencial para realizar troca de canos e reparos gerais em encanamentos. Mas, também pode ser utilizada para desemperrar torneiras ou registros.

15. Chave-inglesa

A chave-inglesa possui boca regulável e é uma ferramenta ideal para aplicação de torque para girar parafusos e porcas. Além disso, é super versátil e fácil de usar, basta regulá-la ao tamanho da porca ou parafuso de cabeça sextavada, ou quadrada.

Encontre ferramentas manuais na Copafer!

Agora que você já conhece as principais ferramentas manuais do mercado, é hora de adquirir peças de alta qualidade e resistência. Então, confira as excelentes condições de pagamento da Copafer e aproveite para parcelar em até 6x sem juros no cartão* e boas compras!

*Consulte condições!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *