Escrito por Bertão

09/11/2021 | 9h30

Blog, Decoração, Tendências | 09/11/2021

Iluminação para sala: dicas para inovar nos ambientes!

Veja a seguir como deixar a iluminação para sala muito mais atrativa!

Fala pessoal, tudo bem?! À procura de dicas sobre iluminação para sala? Então, o artigo dessa semana é especial para você! Isso porque, aproveitando que as festas de final de ano estão chegando, separei os principais fatores para considerar na hora da reforma!

Dessa forma, será muito mais fácil acertar na escolha dos materiais e preparar uma boa iluminação, considerando todos os detalhes do ambiente. Afinal, na hora de redecorar a casa, lembre-se: “luz é vida”!

Manter a sala de estar convidativa e aconchegante é o primeiro passo para transformar a casa e, assim, deixá-la sempre atrativa. Continue lendo e confira as dicas especiais que separei para você!

Para começar, por que é importante investir na iluminação?

Imagina só estar em um ambiente social, porém, não se sentir bem recepcionado? O mesmo acontece em sala com rede de iluminação falha!

Assim, chegamos a conclusão de que escolher as luzes para sala está entre os principais temas a ser discutido na hora de construir ou reformar.

E, não à toa, a decoração do espaço é considerada fundamental! Considerando diferentes programações feitas no espaço, como encontros românticos e bate-papo com amigos e familiares.

Iluminação para sala: por onde começar?

Quando reformei a rede de iluminação na sala aqui de casa, consultei diferentes especialistas. E, sabe de uma coisa? Todos afirmam que a primeira coisa a ser feita é verificar a quantidade de luz natural que entre no cômodo!

Portanto, para começar a reforma, lembre-se de que é preciso aproveitar ao máximo a claridade do dia na sala. Afinal, além de aconchegante, a luz solar também é prática e gera economia!

Mas, para que você possa seguir a noite mantendo a boa iluminação em casa, separei algumas soluções a seguir. Confira!

Iluminação direta ou indireta

Como normalmente, nos reunimos na sala para assistir filmes, séries ou, até mesmo, apenas passar horas conversando com amigos, é preciso ter um projeto de iluminação flexível!

Dessa forma, é indispensável uma luz geral no ambiente. Você pode optar por luminárias de teto discretas ou lustres mais amplos. Além disso, para deixar o clima acolhedor, utilize sancas, arandelas e outro ponto de luz embutido nos cantos inferiores.

Lâmpadas

Acertar na escolha da lâmpada para sala é essencial para manter a iluminação sempre atrativa! Pensando nisso, pesquise bem entre os modelos disponíveis no mercado. Aqui, por exemplo, você encontra as populares incandescentes, LED e fluorescentes.

As características que as diferenciam são:

  • Lâmpadas incandescentes: gastam menos energia e possuem aquele efeito de luz amarelada;
  • Lâmpadas fluorescentes: são bastante econômicas e duram mais. Além disso, contam com versões de luz amarela e luz branca, ideal para a diversidade nos pontos de iluminação;
  • Lâmpadas LED: de alta durabilidade, elas consomem pouca energia e podem ser encontradas em modelos brancos e amarelos;

Acessórios

Após definir o projeto de iluminação para sala, é hora de ir em busca dos acessórios para instalação. Pensando nisso, objetos como pendentes, lustres, spots e arandelas são fundamentais para abusar de luzes de contrastaste e dar uma nova cara ao ambiente!

Dicas de iluminação para sala de estar e TV!

Muito além da escolha dos acessórios e definição do projeto principal, a iluminação para sala também precisa considerar a estruturada do ambiente.

Para ajudar você a entender melhor essa combinação e, assim, arrasar no projeto, separei algumas dicas a seguir. Se liga!

1. Utilize LED

Com as novidades do setor de luminotécnica, optar por modelos de lâmpadas LED está entre as principais apostas de uma boa iluminação para casa. Isso porque, elas são mais econômicas, de lata durabilidade e não dissipa calor no cômodo.

2. Aposte em tons quentes

Sabe o básico? Esqueça ele! 😆 Para inovar na iluminação da sala, invista em lâmpadas de tons mais amarelados e quentes. Isso porque, elas proporcionam um clima intimista, de conforto visual e aconchegante!

3. Faça a dimerização das lâmpadas

Dimerizar, nada mais é do que regular a quantidade luz que a lâmpada irá emitir no cômodo. Portanto, aproveite a técnica para criar diferentes cenários de iluminação na sala.

Para isso, você pode utilizar o dimmer, um acessório que permite regular a intensidade das lâmpadas.

4. Ilumine os cantos especiais

Tem algum espaço que merece destaque no cômodo? Então, aproveite a iluminação direta para criar projetos que chamem a atenção e destaque objetos. É possível investir em luminárias para nichos e prateleiras, por exemplo.

Ou, se preferir, aposte na iluminação para paisagismo. Invista em jogos de luz e brinque com sombras nas plantas ou vasos. Mas, lembre-se de consultar especialistas para que as lâmpadas não danifiquem suas plantas.

Monte seu projeto de iluminação com as ofertas da Copafer!

Além de seguir as dicas acima, você também pode aproveitar os descontos exclusivos da Copafer e investir nos melhores acessórios para a iluminação da sala de TV e estar.

Para ajudar na escolha, abaixo estão alguns dos produtos preferidos dos nossos clientes. Confira!

Lâmpada Superled Alta Potência T 30 Watts Bivolts 6.500K E27 – 20375 – OUROLUX

Iluminação para sala | Lâmpada Superled Alta Potência T 30 Watts Bivolts 6.500K E27 - 20375 - OUROLUX | Blog Copafer

Pendente Argos Preto Cobreado 6 Lâmpadas – PD111/6PT_CO – KIN

Iluminação para sala | Pendente Argos Preto Cobreado 6 Lâmpadas - PD111/6PT_CO - KIN | Blog Copafer

Painel Led Redondo de Sobrepor Lux 6500K – TASCHIBRA

Iluminação para sala | Painel Led Redondo de Sobrepor Lux 6500K - TASCHIBRA | Blog Copafer

Pendente Mumbai 3 Lâmpadas – PD180/3 – KIN

Iluminação para casa | Pendente Mumbai 3 Lâmpadas - PD180/3 - KIN | Blog Copafer

Painel de Led Quadrado Lux de Embutir com 18 Watts e 6500K – 15090180 – TASCHIBRA

Iluminação para sala | Painel de Led Quadrado Lux de Embutir com 18 Watts e 6500K - 15090180 - TASCHIBRA | Blog Copafer

Na loja on-line da Copafer você encontra essas e outras ofertas! Acesse e confira também as excelentes condições de pagamento, parcelando suas compras em até 6x sem juros no cartão*. Aproveite!

*Consulte condições!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *