BLOG COPAFER

Escrito por Bertão

19/10/2021 | 9h30

Blog, Faça você mesmo, Reforma | 19/10/2021

Pintar as paredes: saiba como economizar ao renovar os ambientes!

A Copafer separou dicas para você pintar as paredes gastando pouco. Confira!

Fala pessoal, tudo bem? Estão pensando em pintar as paredes de casa? Então, já prepara o print e guarde as dicas que vou apresentar a seguir! E, o melhor? Elas são ideais para garantir resultados profissionais e economizar em todas as etapas!

Afinal, uma coisa é certa: não é preciso ter grandes gastos para renovar os ambientes e deixá-los com cara nova! Portanto, coloque a mão na massa, ou melhor, na tinta e comece a investir na nova decoração da sua casa agora mesmo!

Para melhorar, esta rolando a Semana da Pintura na Copafer! Então, não perca tempo e aproveite as dicas para pintura de parede para garantir peças com preços especiais e ótimas condições de pagamento. Algumas das ofertas estão no final do artigo. Confira!

Faça uma boa pesquisa!

O primeiro passo para pintar a casa é, sem dúvidas, o planejamento! Para isso, é essencial fazer pesquisas sobre o trabalho, cuidados básicos com os ambientes e, claro, definir qual o melhor material para os serviços.

Contudo, além dessas preocupações, também é importante estar atento ao período do ano ideal para a pintura de áreas externas e internas. No geral, o recomendado é aproveitar as estações mais secas para pintar qualquer espaço.

No entanto, vale lembrar que a época varia conforme a região em que você está!

É importante ressaltar também que a umidade e o frio prejudicam o processo de secagem da tinta e dificultam o desempenho da pintura!

Calcule a área a ser pintada!

Para garantir ambientes renovados sem excessos no orçamento, é essencial calcular bem a quantidade de tinta necessária para um acabamento perfeito em toda a superfície. Nesse caso, o recomendado é medir paredes que serão pintadas!

Assim, você terá mais precisão na hora de comprar apenas o material necessário para a obra. Com uma trena e calculadora, meça o comprimento e altura da parede em metros. Multiplique a altura pelo comprimento, o resultado será a metragem quadrada da parede!

Em seguida, faça a mesma medição para cálculo das janelas e portas. Por fim, com os dois cálculos em mãos, subtraia a metragem quadrada de ambas as áreas. O resultado será a metragem da superfície que será pintada.

Lembre-se: a metragem final da superfície deve ser multiplicada pelo número de demãos que serão necessários para cobrir toda a área.

Mãos à obra (ou melhor, à tinta)!

Após a pesquisa e planejamento, é hora de colocar o plano em prática! Para pintar as paredes e transformar os ambientes, é preciso tempo e paciência, por isso, aproveite o final de semana, aquela folga prolongada ou, mesmo, alguns dias de férias para renovar a casa!

E, para que todas as etapas do processo saia como previsto, a seguir listei algumas dicas essenciais. Confira!

1. Reúna todos os acessórios

Imagina começar o trabalho e, no meio do processo, descobrir que a quantidade de material não é suficiente. Frustrante, não é mesmo?

Para evitar esse sentimento é essencial certificar-se de que a quantidade de tinta, pincel, rolo de pintura, bandeja para tinta, lixas de parede, misturador de tinta e tantos outros acessórios são suficientes. Dessa forma, o trabalho será bem feito e sem dores de cabeça!

2. Prepare o local

Antes de começar a pintura, não se esqueça de afastar os móveis do local, de preferência remova-os para outros cômodos. Mas, caso não seja possível, você pode cobrir com plástico, lonas e, até mesmo, papelão.

Objetos de decoração, como quadros, cortinas, espelhos, prateleiras entre outros também devem ser retirados do local. Dessa forma, você terá mais liberdade de locomoção durante o serviço.

Dica bônus: Em locais como rodapés, interruptores, tomadas, batentes de porta e outros, o recomendado é forrar com jornal e fixar com fita adesiva para evitar a respigo da tinta.

3. Faça a preparação da parede

Na hora de pintar parede é essencial lixar bem o local antes de aplicar a tinta. Isso porque, o processo evita que a pintura fique grossa e perca a durabilidade.

Assim, o indicado é utilizar uma lixa mais abrasiva para deixar a parede lisa e, então, finalizar o serviço com o modelo fino apenas para aparar os vestígios. Por fim, retire o pó com pano limpo.

4. Agora é hora de pintar!

O próximo passo é a pintura! Para isso, pegue o pincel e passe a tinta entorno da área que será pintada, tente deixá-la o mais rente possível à fita adesiva.

Em seguida, umedeça o rolo de pintura com água corrente e retire o excesso até deixá-lo quase seco. Por fim, mergulhe o acessório na tinta (sem exagero) e passe na parede até cobrir totalmente a superfície.

Repita o processo após três horas. E, caso a cobertura não fique como gostaria, espere mais três horas para a terceira demão!

Dica extra do Bertão

Para conseguir um resultado com boa cobertura da cor, o truque é pintar uma grande “W” na parede. Depois, é só passar a tinta cobrindo a letra e pronto!

O processo faz com que você utilize apenas a quantidade ideal de tinta em toda a extensão, evitando desperdícios!

5. Organize todo o ambiente!

Após finalizar a última demão e, antes que ela seque por completo, retire toda a fita adesiva! Por fim, enquanto espera o espaço secar totalmente, lave o material utilizado com água corrente. Em seguida, é só voltar os móveis no lugar e aproveitar o novo espaço!

Economize muito mais com as ofertas da Copafer!

Com as dicas acima, economizar na pintura da casa já ficou fácil. Mas, para ajudar ainda mais, listei abaixo produtos que fazem sucesso entre os clientes Copafer e estão com descontos imperdíveis. Aproveite!

Tinta Acrílica Rende Mais Standard 3,6 Litros – QUARTZOLIT

Pintar as paredes | Tinta Acrílica Rende Mais Standard 3,6 Litros - QUARTZOLIT | Blog Copafer

Kit para Pintura Anti respingo 1576 – 61576000 – PINCÉIS TIGRE

Pintar as paredes | Kit para Pintura Anti respingo 1576 - 61576000 - PINCÉIS TIGRE | Blog Copafer

Lixa Telada Anti empastante 115 x 280 mm com 6 Folhas – AT17 – PINCÉIS ATLAS

Pintar as paredes | Lixa Telada Anti empastante 115 x 280 mm com 6 Folhas - AT17 - PINCÉIS ATLAS | Blog Copafer

Fita Adesiva de Empacotamento Branca 2215 Cuidado Frágil 48 mm x 100 Metros – RF.12.10.0.0007 – KORETECH

Pintar as paredes | Fita Adesiva de Empacotamento Branca 2215 Cuidado Frágil 48 mm x 100 Metros - RF.12.10.0.0007 - KORETECH | Blog Copafer

Kit Tinta Acrílica Coralar Branco Neve 18 Litros Coral + Jogo de Pintura Anti respingo com 3 Peças Pincéis Atlas

Pintar as paredes | Kit Tinta Acrílica Coralar Branco Neve 18 Litros Coral + Jogo de Pintura Anti respingo com 3 Peças Pincéis Atlas | Blog Copafer

Corre aproveitar essas e outras ofertas da Semana da Pintura na Copafer! São inúmeros materiais para pintar as paredes com ótimas condições de pagamento, podendo parcelar em até 6x sem juros no cartão* e, se preferir, à vista via PIX ou boleto bancário!

*Sujeito à alteração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *