Escrito por Bertão

25/04/2023 | 5h49

Blog, Produto | 25/04/2023

Saiba tudo sobre a pistola de pintura com o guia completo da Copafer!

Fala pessoal, tudo bem? No artigo dessa semana vou falar sobre a pistola de pintura, equipamento essencial para quem trabalha com tinta. Afinal, seja para uso profissional ou doméstico, ela oferece diversas vantagens.

Então, se quer entender mais sobre como esta ferramenta funciona, fique atento ao conteúdo a seguir!

O que é uma pistola de pintura?

A pistola de pintura elétrica vem conquistando bastante preferência no mercado, principalmente pelos profissionais. Isso, pois permite a aplicação uniforme e eficiente da tinta por pulverização em diversas superfícies como parede, móveis e objetos, garantindo excelente acabamento. 

A versão mais popular da pistola de pintura profissional funciona a partir do ar comprimido, ou seja, conta com um compressor para operar.

uma mão usando a pistola de pintura profissional | Blog Copafer

Quais as vantagens do uso das pistolas de pintura?

Existem diversos benefícios em utilizar a pistola elétrica de pintura em relação aos métodos convencionais, como pincéis e rolos. Entre as principais vantagens podendo destacar:

Economia de tempo e tinta

O uso de pistola de pintura, permite cobrir uma área muito maior em menos tempo que usando pincéis. Além disso, ele é capaz de aplicar tinta em particular finas, evitando o desperdício de materiais e promovendo um acabamento mais uniforme e liso.

Versatilidade

As pistolas de pintura podem ser usadas em diferentes superfícies, como paredes, móveis, portas, janelas e, até mesmo, móveis e outros objetos metálicos. Bem como, favorece a aplicação de diversos tipos de tintas, desde à base de água até vernizes.

Pessoa usando uma pistola de pintura com tinta azul | Blog Copafer

Como escolher uma pistola de pintura?

Ao escolher a pistola elétrica de pintura, considere  alguns fatores importantes. Por exemplo: tipo de projeto que realizará, qual o orçamento e qual tinta pretende usar. Além disso, confira abaixo outros alguns pontos a serem considerados:

1. Tipos de pistola de pintura

No mercado há dois modelos de pistolas para pintura: as de ar comprimido e as airless. A primeira é a mais comum, ideal para projetos menores e detalhados. Por outro lado, recomenda-se a segunda em trabalhos maiores e em superfícies irregulares. 

Além disso, é possível escolher entre especificações e sistemas distintos, como: 

  • pistolas convencionais: utilizam maior pressão e levantam névoa durante a pintura;
  • LVLP: trabalham com baixo volume de ar, exigindo menos pressão, tornando-as mais econômicas e eficientes;
  • HVLP: utilizam compressão para funcionar.

2. Bico e agulha

Esses dois acessórios são responsáveis pela pulverização da tinta. Assim, decidir qual o item mais adequado para a tinta que vai utilizar é fundamental para garantir o melhor uso do equipamento e resultado. 

3. Capacidade do tanque

Outra característica que se deve prestar atenção na hora de escolher qual sua pistola para tinta é a capacidade do tanque. Afinal, ela permite maior área de cobertura sem precisar parar e recarregar. Portanto, adquira um modelo com a medida ideal para o seu projeto.

4. Facilidade de limpeza

Saber como limpar pistola de pintura é tão importante para garantir o bom funcionamento do equipamento e evitar obstrução quanto saber manuseá-lo. Então, priorize modelos que sejam fáceis de desmontar e limpar. 

Assim, para facilitar o processo de limpeza, retire o recipiente de tinte e o esvazie por completo. Limpe as peças com o auxílio de um pincel, água ou solvente. Por fim, coloque o líquido no tanque de tinta e esguiche até que a água saia limpa. 

Homem pintando uma parede com pistola de pintura |Blog copafer

Como usar a pistola de pintura?

Antes de começar a utilizar a pistola, siga algumas etapas para assegurar um trabalho de qualidade e evitar problemas. Por exemplo, desperdício de tinta, entupimento da ferramenta e danos às superfícies. Por isso, confira as dicas da Copafer!

1. Preparação da superfície

Arrume a superfície e remova qualquer resíduo, sujeira, gordura ou tinta velha que interfira na aderência da nova camada de tinta. 

2. Escolha da tinta:

Adquira a solução adequada ao tipo de superfície e ao método de aplicação. Portanto, recomenda-se seguir as orientações do fabricante quanto à diluição, temperatura e tempo de secagem.

3. Preparação da pistola:

Por fim, encha o depósito da pistola com a tinta preparada. Lembre-se de ajustar o bico para obter o fluxo e a pressão adequada. Feito isso, teste em uma parte da superfície menor para garantir que tudo esteja correto.

Onde comprar pistola de pintura?

A Copafer tem tudo para todas as etapas da construção e reforma com o melhor preço do mercado. Além de condições imperdíveis de pagamento, podendo parcelar suas compras em até 6x sem juros no cartão de crédito. Caso prefira, ainda compre itens online e retirar na loja mais próxima de você. 

Aproveite todas essas vantagens para adquirir sua pistola de pintura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *