Escrito por Bertão

25/01/2023 | 9h30

Blog, Dúvidas, Produto | 25/01/2023

Conheça o sensor de presença e aprenda como instalar o equipamento!

Oie pessoal, tudo bem?! Já pensaram em investir em um bom sensor de presença para garantir a segurança de ambientes internos e externos? Para ajudá-los na escolha do equipamento ideal para o seu lar, a seguir, separei curiosidades sobre o produto.

Além disso, reuni dicas de como instalar sensor de presença para que vocês possam aplicar o acessório de forma rápida e prática. Ficou interessado? Então, continue lendo tudo sobre o dispositivo e boas compras!

O que é um sensor de presença?

O sensor de presença é um dispositivo colocado na instalação elétrica de residências e edifícios comerciais. Em geral, para conseguir identificar e sinalizar movimentos em determinado local, o equipamento é fixado no teto ou em espaços mais altos na parede.

Sensor de presença | O que é sensor de presença? | Blog Copafer

Isso, pois o dispositivo sensorial tem como foco detectar interferências no ambiente, sinalizando a movimentação de pessoas, objetos e animais, por exemplo.

Para que serve um sensor de presença?

Como o próprio nome sugere, os sensores de presença têm como principal característica o potencial de perceber movimentos em determinados ambientes. Por isso, tendem a ser utilizados para diversas finalidades.

Além disso, ao detectar presenças em determinados raios do local, esses aparelhos podem acionar a iluminação e outras funcionalidades, como alarmes e dispositivos de segurança.

Um dos sensores mais comuns são aparelhos que acendem a luz. Geralmente, eles estão embutidos na própria iluminação do ambiente, como em lâmpadas e refletores.

Esse tipo de dispositivo é bastante requisitado para evitar a necessidade de acender e apagar a luz em ambientes com tráfego rápido, como em corredores, garagens e escadas.

Mas, há também o sensor para entradas em centros comerciais e shoppings, ideal para abertura e fechamento automático das portas.

Tipos de sensor de presença

Os modelos de sensor de presença possuem dispositivos internos chamados de relé. Assim, quando acionado, fecha o circuito e permite a passagem da corrente elétrica. Desse modo, a eletricidade gerada acionará o elemento combinado ao equipamento.

Seja ele: acender uma lâmpada, acionamento de alarme sonoro, abrir uma porta de corre ou disparar o gerador de névoa em sistemas contra invasões.

Ademais, entre as versões de sensor de presença estão:

  • infravermelho: responsáveis por detectar a presença de uma pessoa pelo calor. Têm como base a emissão de luz invisível e, quando o objeto é detectado, os fótons são medidos para verificar a temperatura;
  • microondas: emitem pulsos na forma de ondas. Quando o padrão delas é interrompido, considera-se que há movimentos no local, e dispara um alarme;
  • ruídos: trabalham com frequência de onda sonora entre 22kHz e 45kHz, incapaz de serem sentidas pelo ouvido humano. Assim, o sistema funciona a partir dos ecos dessas ondas e as ativa quando há uma reação anormal.

Além disso, é válido mencionar o sensor de presença embutido. Ele vem nos próprios equipamentos de iluminação, como lâmpadas, refletores e, até mesmo, câmeras de monitoramento.

Como instalar sensor de presença?

A instalação do sensor de presença, é prática e segura! No caso dos dispositivos com acionamento de lâmpadas, por exemplo, o processo é bem parecido com a aplicação de interruptores. Veja só:

  • Para começar, tome cuidados com a sua segurança. Então, o primeiro passo é desligar o disjuntor geral ou o disjuntor do circuito em questão no quadro de distribuição da residência;
  • Em seguida, verifique a voltagem correta. Mas, não se preocupe! Pois o sensor de presença pode ser instalado em ambientes bivolt;
  • O próximo passo é realizar a alimentação do dispositivo. Para isso, identifique quais são os cabos de fase, neutro e de retorno;
  • Por fim, o último passo é conectar a lâmpada. Nessa etapa, você deve fazer a conexão do fio neutro no terminal na parte lateral do soquete. Então, forneça à lâmpada o cabo de retorno, que deve ser conectado na parte central do soquete.

Encontre sensor de presença na Copafer!

Agora que você já sabe o que é sensor de presença e como usar o dispositivo, conte com os produtos disponíveis na loja on-line da Copafer. Afinal, são diversos itens com excelentes condições de pagamento* e entrega facilitada para todo o Brasil. Aproveite e boas compras!

*Consulte condições

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *