Escrito por Bertão

23/02/2023 | 9h30

Blog, Construção, Produto, Reforma | 23/02/2023

Tipos de alicate: conheça a variedade e entenda as funcionalidades de cada um

Fala pessoal, tudo bem?! Vocês conhecem todos os tipos de alicate e sabem para que serve cada um? No artigo dessa semana vou falar mais sobre essa ferramenta essencial para diferentes serviços. Então, caso esteja precisando de algum em específico, fique atento ao conteúdo a seguir!

Na loja on-line da Copafer, você encontra diversos modelos de alicate com diferentes funcionalidades. Acesse nosso site, encontre ferramentas de qualidade e aproveite ofertas imperdíveis, além de ótimas condições de pagamento. Confira! 

O que é e para que serve o alicate?

Alguns equipamentos são indispensáveis e precisam estar presentes dentro da caixinha de ferramentas. Esse é o caso do alicate, que auxilia na realização de inúmeras atividades. 

A sua principal função é multiplicar a força de quem está usando, graças ao formato de alavanca. Isso faz com que a força exercida no cabo seja multiplicada na cabeça do alicate.

Quais os tipos de alicate?

Existem diferentes modelos para cada uso, por isso, é importante saber quais os tipos de alicate e suas funcionalidades se adequam melhor à sua necessidade. Por esse motivo, separei os principais modelos para você conhecer!

  1. Alicate universal

O alicate universal é a versão mais comum e usada, tanto por profissionais quanto para uso doméstico. Esse modelo serve para tarefas como: cortar, flexionar, endireitar, agarrar, entre outras.

  1. Alicate de pressão

O alicate de pressão tem como característica principal o sistema mecânico que trava a ferramenta quando fechado, podendo ser aplicado uma pressão regulável. Essa versão é muito versátil, e consegue ser usada para segurar e pressionar peças e superfícies, crimpar terminais e desapertar porcas e parafusos.

  1. Alicate de bico

Esse tipo de alicate, também conhecido como meia cana, como o próprio nome sugere, possui um bico na ponta, que pode ter formatos diferentes. Dentro da categoria de alicate de bico temos os: de bico fino, chato, curvo, curto, longo, longo curvo, redondo e redondo longo.

  1. Alicate desencapador

O alicate desencapador ou descascador, como o nome aponta, é usado para desencapar fios e cabos. Essa ferramenta é muito usada pelos eletricistas e facilita o destaque da capa de diversos tipos de fios, tornando o trabalho mais dinâmico e simples.

  1. Alicate de corte

O alicate de corte conta com diferentes versões, porém, sua função principal é realizar cortes em diferentes superfícies. Existem tipos de alicates de corte, como: de corte diagonal, frontal, corta cabos, fazendeiro e corte tesoura.

  1. Alicate para anéis

Esse tipo de alicate possui duas pontas bem finas, que permitem o encaixe em anéis de retenção. Existem dois tipos de bicos, reto ou curvo, e possibilitam acessar diferentes locais. Essa ferramenta é muito indicada para colocar e retirar anéis internos e externos de equipamentos e máquinas.

  1. Alicate torquês

O alicate torquês é uma ferramenta mais básica e muito resistente. Como o nome já diz, ele tem como característica principal o torque, ou seja, a força que pode ser aplicada para realizar o corte dos materiais. Há três tipos de alicates torquês: armador, carpinteiro e azulejista.

  1. Alicate bomba d’água

Também conhecido como alicate bico de papagaio, o alicate bomba d’água é aproveitado em consertos, reparos e manutenções, principalmente na área hidráulica. É usado para fixar, segurar, torcer ou instalar canos e fios.

  1. Alicate crimpador

Esse é o modelo de crimpagem, usado para instalar componentes na ponta de fios, especialmente em conectores de cabos de rede, telefonia, entre outros tipos de adaptadores. Além disso, pode cortar e descascar cabos e fios.

  1. Alicate hidráulico

Os alicates hidráulicos aguentam cerca de 12 toneladas de pressão, permitindo crimpar terminais, cabos de cobre ou de alumínio. São ideais para a manutenção de redes públicas de telefonia e de energia.

  1.  Alicate rebitador

O alicate rebitador é a ferramenta ideal para as mais diversas montagens, sempre de forma segura e simples. Ele conta com diferentes ponteiras e chave específica para a substituição delas, de acordo com o uso.

  1. Alicate de ilhós

Essa é uma ferramenta muito versátil e possui inúmeras utilizações, desde as mais básicas, como corte e costura, até as de construção civil, como a aplicação do produto em lonas para guardar peças e equipamentos. O alicate de ilhós também pode ser muito útil para o uso doméstico.

  1. Alicate de compressão coaxial

O alicate de compressão para cabo coaxial é usado para que se possa fazer a conexão de um cabo de rede com o seu plug, de forma simples e correta. Com a utilização dessa ferramenta, é possível ter um cabeamento seguro e com conexão de qualidade.

  1. Alicate espaçador e nivelador

Sendo uma ferramenta essencial para o dia a dia de um especialista em assentar piso, esse alicate serve para espaçar e nivelar os azulejos. Com o equipamento, garantimos um acabamento perfeito em toda a extensão da aplicação.

  1. Alicate tensionador

O alicate tensionador permite que você tenha total aderência na hora de fazer com que as abraçadeiras fiquem no lugar correto e com a tensão certa. Essa ferramenta ajuda a tornar o trabalho muito mais simples e eficiente.

  1. Alicate amperímetro

Outra ferramenta que não pode faltar na caixa de um eletricista, o alicate amperímetro faz referência aos ampéres. Esse tipo de utensílio é utilizado a fim de medir a corrente elétrica.

  1. Alicate puncionador

Se você está buscando por uma ferramenta que garanta agilidade e praticidade nos seus serviços, o alicate puncionador é ideal. Esse equipamento foi projetado para puncionar e unir estruturas metálicas. O mecanismo de alavanca do alicate permite a execução de todo serviço com uma única mão.

  1. Alicate para drywall

O uso do drywall está crescendo no Brasil, e para auxiliar na instalação desse material, por conta da delicadeza do material e pela forma como ele se comporta, utilizar um alicate específico é essencial. Essa ferramenta permite um acabamento mais refinado.

Encontre o modelo de alicate ideal para o seu uso na Copafer!

Agora que você conhece os diferentes tipos de alicate, que tal investir nessas ferramentas das melhores marcas do mercado? A Copafer disponibiliza diversos alicates para realizar serviços de qualidade em uma construção.

Visite nosso site e fique por dentro dos produtos disponíveis na loja on-line. São diversos itens com as melhores condições de pagamento*, além de contar com entrega facilitada para todo o Brasil. Aproveite e boas compras!

*Consulte condições

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *