Escrito por Bertão

10/11/2020 | 9h30

Blog | 10/11/2020

Conheça os principais tipos de brocas

Saiba quais os tipos de brocas ideais para cada serviço!

Olá, pessoal! Tudo certo? Hoje vou falar um pouco sobre os tipos de brocas que existem no mercado. Nesse último feriado realizei alguns ajustes em casa, me deparando com alguns modelos de brocas e, diante de tantas opções, resolvi escrever esse artigo sobre o tema.

Dessa forma, pretendo esclarecer todas as dúvidas sobre o assunto e, caso continue com dúvidas, é só mandar nos comentários, beleza? 

Antes de começarmos o nosso papo sobre os principais tipos de brocas, queria saber se você já conhece as vantagens da Copafer. Caso seja novo na área, vou compartilhar alguns benefícios da loja!

Estamos há mais de 40 anos no segmento de materiais para reforma e construção. Além disso, trabalhamos com mais de 80 mil produtos disponíveis na loja e 22 mil em nosso site. Bastante coisa, não é?

O que são brocas e para que servem?

As brocas são acessórios essenciais para o uso e desempenho de uma furadeira, sendo utilizadas para furar qualquer tipo de superfície, seja ela madeira, concreto, ferro, vidro e outras.

Dica importante: não utilize brocas específicas para madeira em vidro, por exemplo. Afinal, isso pode danificar o material. Além disso, cada modelo do acessório serve para superfícies específicas, não se esqueça disso. 

Quais são os tipos de brocas?

Os tipos de brocas existem para perfurar diferentes superfícies, certo? Por isso, se você que atua como profissional autônomo, é importante ter uma maleta com vários modelos. Afinal, nunca se sabe quando será necessário utilizar uma broca escariadora, não é mesmo? 

Para ficar mais simples de entender cada modelo de broca, além das imagens, vou separar por superfícies, beleza? Então, se você comprou uma furadeira recentemente e quer saber para que serve aquele tanto de broca que acompanha, é melhor anotar essas informações, hein?!

Brocas para madeira

É preciso ter o tipo certo de broca para furar ou perfurar qualquer modelo de madeira, não confunda os modelos para não danificar a peça. 

1 – broca de 3 pontas

Geralmente, a broca de 3 pontas é fabricada em aço carbono, o que garante ainda mais resistência ao calor que é gerado durante a furação. Como o próprio nome diz, a broca possui 3 pontas sendo que a ponta central é utilizada como guia do furo, proporcionando assim maior precisão. 

2 – broca serpentina

Quer realizar um trabalho rápido na madeira? A broca serpentina é o tipo ideal para o serviço. Bem parecida com uma espiral, possui uma ponta como de um parafuso.

Assim, com esse tipo de broca você consegue furar uma madeira sem muito esforço. 

3 – broca chata

Existem diferentes tamanhos de broca chata e esse modelo é utilizado para perfurar madeiras mais grossas, conseguindo atingir a perfuração acima de 20 cm.

Dessa forma, esse tipo de broca é ideal acabamentos mais robustos e nada muito fino. 

4 – broca escariadora

Utilizada para escarear (alargar) furos na madeira e deixar um diâmetro um pouco maior, esse tipo de broca é perfeita para permitir que a cabeça do parafuso fique totalmente embutida na madeira.

Sendo assim, com esse modelo você consegue escarear e furar ao mesmo tempo. 

Brocas para concreto 

As ligas das brocas para concreto são mais resistentes comparadas com as de madeira, por exemplo. E, além do concreto, esse tipo de broca também fura ou perfura cerâmica, mármore e até granito.

Mas, em alguns casos, para perfurar as superfícies mais resistentes, é preciso de martelete. A seguir, confira alguns tipos de brocas para concreto:

1 – broca SDS

A broca SDS é mais resistente que os demais modelos! Além disso, possui um sistema de encaixe na furadeira que impede eventuais deslizes.

Vale lembrar que existem dois tipos de broca SDS, sendo eles: SDS-Max usada em marteletes superiores a 4 kg e a SDS-Plus, para marteletes de até 4 kg. 

2 – broca de vídea

Conhecida também como broca de metal duro, possui uma ponta em formato de flecha que acaba sendo mais larga que o restante do corpo da broca.

Além disso, outra vantagem dessa broca é que ela permite um trabalho mais rápido. 

Broca para vidro 

O vidro é um material bem delicado e, para evitar que ele quebre ou trinque no meio do processo de perfuração, é preciso utilizar broca de modelo apropriado. Confira qual tipo de broca usar.

1 – broca diamantada

Além do vidro, a broca diamantada também é utilizada para perfurar porcelanato, mármore e granito, por exemplo.

Afinal, a ponta da broca possui o formato de diamante e isso permite maior qualidade no acabamento. Além de proporcionar mais firmeza na realização do furo. 

Dica extra para você! 

À procura de uma broca que seja versátil e perfure quase todos os tipos de superfícies e materiais? Apresento a broca multiconstruction, esse modelo garante a qualidade no furo, além de possuir corte bem afiado. 

Tipos de brocas disponíveis na Copafer

  1. Broca para Furar Vidro de Metal Duro – IRWIN
Confira os tipos de brocas disponíveis na Copafer - Broca para Furar Vidro de Metal Duro - IRWIN | Blog Copafer

2. Broca SDS Plus Extreme 6x50x110 mm – DT9514-QZ – DEWALT

3. Broca para Concreto SDS Plus 5X – BOSCH

Confira os tipos de brocas disponíveis na Copafer - Broca para Concreto SDS Plus 5X - BOSCH | Blog Copafer

4. Kit de Acessórios 103 Peças – 2608594070000 – BOSCH

Confira os tipos de brocas disponíveis na Copafer - Kit de Acessórios 103 Peças - 2608594070000 - BOSCH | Blog Copafer

Separei apenas alguns tipos de brocas mais básicos e utilizados, existem outras opções para trabalhos mais elaborados, por exemplo. 

As vantagens de comprar na Copafer!

Navegando pelo site você encontra diferentes tipos de brocas para você escolher o modelo que mais supra suas necessidades. Além disso, oferecemos também ótimas condições de pagamento, podendo ser à vista no boleto bancário ou parcelado em até 6x sem juros no cartão

Aproveite as ofertas que só a Copafer tem e boas compras!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *