Escrito por Bertão

22/02/2019 | 9h37

Blog, Construção, Dúvidas, Faça você mesmo, Produto, Reforma | 22/02/2019

Como diagnosticar se preciso trocar a caixa d’água?

“Será que eu preciso mesmo trocar a caixa d’água?”

Esta é uma pergunta que muitas pessoas fazem quando estão em dúvida se devem ou não trocar a caixa d’água, seja pelo estado do reservatório, pelo material de fabricação ou vida útil do mesmo.

Embora muitas pessoas optem por medidas paliativas, como remendos e as famosas “gambiarras”, é importante lembrar que a caixa d’água é um equipamento de vital importância para a saúde da sua família.

Afinal, a água utilizada em sua residência passa por ela e, por conta disto, é muito importante mantê-la em boas condições, isso é, sem gambiarras!

Você precisa trocar a caixa d’água? Descubra no blog da Copafer
Caixa D’água – Acqualimp

Caixa D´água – Acqualimp

Antes que você pense que o procedimento de troca da caixa d’água seja simples ou facilmente dispensável, vamos enumerar alguns pontos para que você entenda se precisa ou não trocar a sua caixa d’água. Vamos lá?

1 – Tenha certeza de que a sua caixa d’água NÃO é de amianto

O primeiro passo é constatar se a sua caixa d’água é de amianto. Se for este o caso, já é motivo suficiente para que você a troque o quanto antes.

O amianto é um material utilizado há alguns anos para a produção de caixas d’água e telhas, mas que hoje está proibido de ser comercializado no Brasil por conta de suas propriedades cancerígenas.

Segundo estudos, a inalação e ingestão progressiva da poeira de amianto causa uma inflamação nas células dos alvéolos pulmonares, o que pode evoluir para uma série de doenças graves, dentre elas o câncer.

Somente beber água proveniente de uma caixa de amianto não necessariamente provoca o câncer. No entanto, por ser um material abrasivo, o simples fato de esfregar a caixa d’água durante uma limpeza cotidiana pode causar a liberação de fagulhas, e esta sim quando ingerida causa riscos à saúde.

Outro ponto importante é que as caixas de amianto geralmente são mais frágeis, e qualquer pancada no reservatório ocorrida durante a instalação pode causar uma rachadura ou um dano maior. Logo, o cuidado deve ser redobrador para evitar a liberação da poeira tóxica.

Embora sua comercialização seja proibida, grande parte da população ainda utiliza caixas d’água de amianto para armazenar a água vinda da rede, sem saber o perigo que corre. Se este é o seu caso, saiba que já passou da hora de trocar a caixa d’água.

2. Analise o estado de sua caixa d’água

Ao eliminar o amianto, é hora de analisar o estado do seu reservatório. Existem diversos pontos a serem observados que lhe ajudarão em sua decisão, começando pela pintura interna da caixa.

O estado da pintura interna é um dos principais aspectos para estimar a validade do reservatório, de modo que quanto mais desgastada está a pintura, mais passada da validade está a caixa d’água.

Com o passar dos anos e dependendo da qualidade do produto que você adquiriu, a tinta da parede interna pode descascar e formar bolhas, o que propicia a proliferação de bactérias e outros micro-organismos.

Além disso, também é importante se atentar a limpeza do reservatório, observando se existem sujeiras, insetos ou animais mortos na caixa d’água.

Você precisa trocar a caixa d’água? Descubra no blog da Copafer
Modelo correto
Você precisa trocar a caixa d’água? Descubra no blog da Copafer
Modelo Incorreto

3 – Teste a qualidade da água

Ainda na dúvida se deve trocar a caixa d’água? Outro ponto importante que deve ser observado é a qualidade da água que está sendo armazenada, afinal de contas, isso influenciará diretamente na saúde da sua família.

Existem diversas formas de analisar a água proveniente da sua caixa d’água. A Copafer mostra a seguir algumas técnicas que vão lhe ajudar bastante:

Técnica do copo

Viste a sua caixa d’água e mergulhe um copo de vidro transparante na água. Coloque o copo contra a luz e analise a coloração da água e se existem sujeiras flutuando.

Se você observar que água está esverdeada, provavelmente é o caso de uma proliferação de algas em sua caixa d’água. Isto acontece devido a ausência de uma pintura com proteção para raios UV, uma vez que o ambiente fechado, escuro e aquecido torna-se um espaço ideal para algas.

Este é um problema que necessita de muita atenção, pois as algas podem
tornarem-se pretas e, quando isto acontece, liberam uma substância
altamente tóxica para o organismo humano.

No caso de a água estar com um aspecto diferenciado, densa e com pequenos pontos flutuando, é necessário realizar urgentemente uma limpeza em seu reservatório, ou mesmo trocá-lo.

A água estando limpa e incolor pode significar que sua caixa d’água esteja em dia com a limpeza. Mas só para termos certeza, vamos tentar mais uma técnica?

Técnica da unha

Esta técnica consiste em analisar as paredes da caixa d’água para constatar se existe lodo impregnado. Basta passar suas unhas na parede interna da caixa e observar se ficaram sujeiras acumuladas em baixo da unha.

Se esse for o caso, é possível afirmar que já faz um bom tempo que a sua água está suja. O que colaborou para a proliferação do lodo. Logo, é muito importante higienizá-la quanto antes, ou trocá-la. Caso você tenha feito o teste da unha e não observou nenhuma sujeira, é hora de irmos para o terceiro e último teste!

Técnica da análise do fundo

A técnica da análise do fundo é mais simples de ser feita e permite ter uma dimensão melhor da atual situação da caixa. Consiste em mergulhar sua mão até o fundo da caixa e movê-la de um lado para o outro, procurando por sedimentos.

Este é um teste importante! Afinal, nem sempre as pessoas conseguem enxergar com clareza o que há no fundo da caixa. E, embora aparente estar limpa, a análise do fundo permite constatar, de fato, se existem sujeiras.

Diagnóstico da caixa d’água

Para você entender melhor como diagnosticar sua caixa d’água e constatar se é necessário trocá-la, nós resumimos as informações anteriores no infográfico abaixo:

Agora, quando o assunto for escolher a melhor opção em caixas d’água do mercado, não deixe de conhecer os produtos Acqualimp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *