Escrito por Bertão

31/10/2023 | 9h30

Dúvidas | 31/10/2023

Confira o guia completo de como tirar ferrugem e mantenha seus ambientes impecáveis

Fala, galera, tudo certo? Hoje, eu preparei um guia completo pensando em todos que querem dar uma repaginada no ambiente e se livrar da ferrugem! Por isso, aprenda como tirar ferrugem de forma simples e prática! 

Não perca nenhum detalhe do conteúdo e coloque as dicas o quanto antes em prática. Afinal, a ferrugem pode causar danos estruturais às superfícies metálicas, tornando-as mais frágeis e suscetíveis às quebras. Conte conosco e boa leitura! 

Como a ferrugem é formada?

Seus portões, janelas, pisos ou, então, a geladeira está com aquele aspecto desgastado, marcado por manchas avermelhadas ou marrom? Isso pode ser sinal de ferrugem! 

Ela nada mais é do que o resultado químico da exposição do ferro à água e ao oxigênio. Inclusive, por isso, é muito comum em áreas expostas à chuva ou umidade. 

O que muita gente não sabe é que, além de prejudicar a aparência dos ambientes, com as manchas e descolorações características, a ferrugem danifica as superfícies metálicas, reduzindo sua vida útil. 

Por isso, vale a pena procurar formas de como tirar ferrugem do piso, de móveis ou eletrodomésticos! Contudo, as soluções são diferentes de acordo com o tipo de ferrugem e superfície afetadas. Sendo assim, confira as orientações corretas para cada caso a seguir. 

Quais são os diferentes tipos de ferrugem?

Apesar ter a mesma causa, a ferrugem pode ser classificada em dois tipos principais:

  • Ferrugem seca: é o tipo mais comum, formada por escamas e manchas de coloração avermelhada ou marrom;
  • Ferrugem úmida: ocorre quando o ferro está exposto à água por um longo período de tempo. Assim, é formada por uma camada espessa e pastosa de coloração avermelhada.

Além desses dois tipos principais, a ferrugem pode ser classificada de acordo com o tipo de superfície em que ocorre. Por exemplo, a ferrugem em metais pode ser chamada de ferrugem metálica, enquanto a ferrugem em madeira pode ser chamada de ferrugem de madeira.

Como tirar ferrugem? Confira 3 formas! 

Como você viu, a ferrugem pode estragar seus móveis, pisos e estruturas metálicas. Por isso, é importante removê-la o mais rápido possível, e existem vários métodos para isso! 

A técnica mais adequada dependerá do tipo de superfície afetada, do grau de oxidação e do tempo disponível para o trabalho. Porém, atenção! Antes de colocar a mão na massa, tenha cuidado durante o processo, pois a ferrugem pode ser tóxica. 

Assim, antes de tudo, garanta luvas e óculos de proteção ao trabalhar com produtos que tiram ferrugem, a exemplo de solventes e removedores. Para te ajudar, reuni tudo o que você precisa saber a seguir:

  • Remoção mecânica: esse método consiste em raspar ou lixar a ferrugem. É o método mais eficaz para remover ferrugem seca, sendo bastante indicado para superfícies metálicas e de madeira. Entretanto, pode ser demorado e trabalhoso; 
  • Remoção química: consiste em usar produtos químicos, como o convertedor de ferrugem, que remove os resíduos sem danificar a superfície metálica. É o método mais rápido e fácil, mas exige precauções, como uso de luvas e óculos de proteção. É indicado para superfícies metálicas e para tirar ferrugem de piso de cimento;
  • Eletrolítico: consiste em usar uma corrente elétrica para remover a ferrugem e é mais indicado para superfícies grandes ou complexas.

Confira dicas de como evitar ferrugem! 

Viu como tirar ferrugem de ferro é mais simples do que imaginava? Entretanto, que tal evitar que isso ocorra? Além de proteger as superfícies metálicas da exposição à água e ao oxigênio, existem algumas estratégias para preservá-las e evitar gastos imprevistos. 

Sendo assim, confira dicas e conheça opções de produto para evitar ferrugem a seguir: 

1. Pintar ou galvanizar as superfícies metálicas

A pintura ou galvanização forma uma camada protetora que impede o contato do metal com o oxigênio e a água. Isso pode ser feito com esmalte antiferrugem, por exemplo, que possui propriedades anticorrosivas. 

Vale destacar que esse produto é uma boa alternativa para proteger superfícies metálicas que já estão enferrujadas. No entanto, também pode ser usado para prevenir a formação de ferrugem.

O melhor é que navegando pela seção de esmaltes e sintéticos em nossa Loja Oficial, você encontrará várias cores e acabamentos com os melhores preços. Não deixe de aproveitar! 

2. Usar lubrificantes nas superfícies metálicas

Os lubrificantes formam uma camada protetora que impede o contato do metal com o oxigênio. Geralmente, são feitos de óleos ou graxas e podem ser utilizados em ferramentas, equipamentos industriais, veículos e estruturas metálicas. 

No entanto, devem ser aplicados regularmente para manter a proteção. A frequência da aplicação dependerá do ambiente em que a superfície metálica está exposta.

3. Armazenar as superfícies metálicas em ambientes secos e ventilados

A umidade é um dos principais fatores que contribuem para a ferrugem, assim, vale a pena manter os itens protegidos dessa exposição. Além disso, evite deixá-las em contato com o solo, afinal, é uma superfície úmida e rica em oxigênio, ou seja, muito propensa à formação de ferrugem.

Assim, você pode apostar em coberturas com um pano ou plástico. Caso não tenha um local seco e ventilado para armazenar suas superfícies metálicas, é possível usar um produto para tirar ferrugem, como os que sugerimos anteriormente.

Aproveite os preços imperdíveis da Copafer!

Agora que já sabe como tirar ferrugem aproveite os preços imperdíveis da Loja On-line Oficial da Copafer! Há 50 anos no mercado, trabalhamos com um catálogo completo, oferecendo produtos das melhores marcas do mercado com descontos exclusivos. 

Tudo isso para você deixar seus espaços do jeito que sempre sonhou! Sendo assim, aproveite nossas dicas sobre o que tira ferrugem e compre os produtos certos em nossa Loja Oficial em até 6x sem juros.* 

*Condições sujeitas a alteração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *