Escrito por Bertão

02/02/2021 | 9h30

Faça você mesmo | 02/02/2021

Bricolagem: famoso “faça você mesmo”

Dicas essenciais para quem quer colocar a mão na massa!

Olá, pessoal! Tudo certo por aí? Vocês sabem o que o termo bricolagem quer dizer? Essa expressão é conhecida como o famoso “faça você mesmo!” e disso eu entendo! Inclusive, o Blog da Copafer é recheado de dicas para quem gosta de colocar a mão na massa! 

Agora, se você ainda não é familiarizado com o termo e muito menos com a solução de pequenos reparos, não precisa se preocupar! No artigo de hoje separei algumas dicas para quem quer arriscar nesse caminho.

Além disso, quem já consegue realizar aquela manutenção em casa, mas mesmo assim quer uma ajuda extra, aproveite as dicas também!

O que é bricolagem?

Sabe quando a torneira do banheiro não para de pingar e, ao invés de chamar um profissional para trocá-la, você faz esse reparo por conta própria? Então, ao realizar essa pequena manutenção, você está exercendo a bricolagem

Dá para adaptar o “faça você mesmo” em várias áreas e não apenas em reparos de casa. Assim, você pode montar o seu próprio jardim vertical, decorar a sua casa para a primavera, dentre outras atividades!

No último ano, por conta do coronavírus, muitas pessoas passaram a se reinventar em várias áreas. A procura por dicas de como trocar torneira, como montar um móvel e entre outras, por exemplo, aumentou muito!

Afinal, com a internet e com as minhas dicas — claro! — tudo é possível! 

Fique atento, ein!  

Mesmo que você tenha curiosidade em trocar a telha da sua casa, por exemplo, mas não tem conhecimento sobre o assunto, não se arrisque!

Por isso, contrate sempre um profissional qualificado para realizar a manutenção! A bricolagem é para pequenos reparos, não vá bancar os “Irmãos à Obra”, ein?!

Faça você mesmo!

Agora que você está familiarizado com o termo e quer colocar a mão na massa, separei 5 dicas imperdíveis. Confira!

1 – Faça uma pesquisa antes de começar o trabalho

Primeiro passo que você deve fazer antes de iniciar qualquer atividade é pesquisar! Por exemplo, para pintar uma parede, estude quais são as melhores tintas do mercado e todos os itens que vai precisar! 

Feito isso, procure técnicas sobre o assunto e dicas de quem já pintou. Além disso, vale lembrar que essa sugestão é para tudo, seja para pintar parede, trocar torneira, montar um móvel etc. Sempre pesquise muito antes de fazer qualquer serviço em casa!

2 – Vá aos poucos

Nada de querer fazer tudo ao mesmo tempo e nem no mesmo dia! Às vezes a atividade pode ser um pouco mais complicada e exige tempo! Então, se você for montar um móvel, por exemplo, e viu que não tá dando certo, respire! Dê uma pausa e comece no outro dia, se necessário!

É importante seguir o seu tempo! No vídeo a tarefa até aparenta ser fácil, mas é na prática que você vai aprender. Então, a minha dica é ir aos poucos, logo mais finaliza!

3 – Tenha as ferramentas certas

Para quem está começando na bricolagem, é importantíssimo ter uma caixa de ferramentas completa e, se possível, com acessórios essenciais. No artigo “Dicas para montar uma caixa de ferramentas completa” tem várias sugestões legais!

Comece sempre com o que você tem e aos poucos vá comprando o que falta. E, sempre que for realizar uma manutenção, saiba quais são as ferramentas utilizadas e veja se as tem! Não vai querer ficar na mão, né?

4 – Peça ajuda

A manutenção da descarga deu mais trabalho do que imaginava e você já fez de tudo? Peça ajuda, seja para algum amigo ou familiar! E, se mesmo assim não conseguir resolver, chegou a hora de contratar um especialista no assunto!

Não tenha receio de conversar com alguém, lembre-se que o importante é resolver o problema! 

5 – Não tenha medo de recomeçar

Caso a manutenção não tenha dado certo na primeira vez, tente de novo! E, como eu falei ali em cima, vá aos poucos! A dica é fazer as coisas no seu tempo e se tiver que começar do zero, recomece!

Afinal, não há problema nenhum nisso, eu mesmo já errei e recomecei vários trabalhos! O segredo está em não desistir!

Produtos disponíveis na Copafer!

Depois dessas dicas de como ser uma bricolagem de sucesso, separei alguns produtos disponíveis na Copafer que vão ajudar você na realização dos reparos. Veja só!

Jogo de Chaves de Fenda com Pontas Intercambiáveis 6 Peças – 41110506 – TRAMONTINA

Bricolagem: coloque a mão na massa - Jogo de Chaves de Fenda com Pontas Intercambiáveis 6 Peças - 41110506 - TRAMONTINA | Blog Copafer

Kit com 5 Pincéis EXCELLENT + 10 Lixas para Massa Grão 220 3M + Jogo de Pintura 3 Peças Atlas + Fita Crepe 50 Metros Adere

Bricolagem: coloque a mão na massa - Kit com 5 Pincéis EXCELLENT + 10 Lixas para Massa Grão 220 3M + Jogo de Pintura 3 Peças Atlas + Fita Crepe 50 Metros Adere | Blog Copafer

Martelo de Unha Polido 21mm – 5WQ – EXCELLENT

Bricolagem: coloque a mão na massa - Martelo de Unha Polido 21mm - 5WQ - EXCELLENT | Blog Copafer

Escada de Alumínio MOR

Bricolagem: coloque a mão na massa - Escada de Alumínio MOR | Blog Copafer

Furadeira de Impacto 3/8″ 10mm 560 Watts + 9 Brocas e Maleta – TM500KB9 – BLACK & DECKER 

Bricolagem: coloque a mão na massa - Furadeira de Impacto 3/8" 10mm 560 Watts + 9 Brocas e Maleta - TM500KB9 - BLACK & DECKER | Blog Copafer

Tudo o que você precisa relacionado à reforma, construção e decoração está aqui! Aproveite as ofertas disponíveis na Copafer e parcele suas compras em até 6x sem juros no cartão! Consulte as condições especiais de entrega e boas compras!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *