Escrito por Bertão

03/08/2023 | 9h34

Blog, Construção | 03/08/2023

Aprenda como fazer churrasqueira de tijolinho com dicas simples da Copafer

Fala, galera! Como vocês estão? Hoje, eu preparei um tutorial completo de como fazer churrasqueira de tijolinho de maneira super prática! Então, se você ama colocar a mão na massa — literalmente — e deixar seu lar cada vez mais acolhedor, não perca nenhum detalhe! 

Com as minhas dicas, será possível construir o modelo de churrasqueira de tijolinho dos seus sonhos. Prepare-se para reunir os amigos e família para curtir refeições e comemorações inesquecíveis nesse novo cantinho! Portanto, já salve este conteúdo e deixe sua área gourmet ainda mais agradável!  

Como montar churrasqueira de tijolinho? 

Uma churrasqueira de tijolinho, também conhecida como churrasqueira de alvenaria, transforma completamente as áreas de lazer de uma casa! Afinal, seja para assar uma carne e aproveitar o domingo em família, ou inovar no preparo das refeições, utilizando a grelha, acrescenta um charme extra ao ambiente. 

Além disso, sua estrutura destaca-se por reter muito bem o calor, mantendo a temperatura ideal para o cozimento uniforme dos alimentos. Sem falar que é extremamente resistente!

Por isso, tornou-se um item de desejo! Se quer dar uma repaginada em seus ambientes e tem dúvidas de como fazer churrasqueira de tijolinho, conte com a gente! 

Reunimos um guia completo para que você possa construir a sua do zero, economizando muito mais e incluindo todos os detalhes que sempre sonhou.

Contudo, apesar de ser feita com produtos fáceis de encontrar em lojas especializadas e de materiais de construção, é importante lembrar que a construção demanda habilidades em alvenaria e, claro, conhecimentos básicos de segurança. 

Por isso, se não tiver experiência, busque a ajuda de um profissional para evitar gastos desnecessários e garantir uma estrutura segura e bem feita. Isso dito, mãos à obra! 

Passo a passo: fazendo churrasqueira de tijolinho 

Alguns dos materiais necessários para fazer churrasqueira de tijolinho são:

1. Escolha do local

Esse é um dos pontos cruciais do nosso tutorial de como fazer churrasqueira de tijolinho! Por isso, planeje a área desejada para a construção, considerando o espaço necessário para que você se movimente no ambiente com segurança. 

Sendo assim, dê preferência às áreas externas, longe de correntes fortes de vento, que sejam afastadas de materiais inflamáveis. Confira também se há espaço — e altura — para a construção da chaminé. 

Além disso, considere a quantidade de pessoas que costuma receber em casa! Lembrando que, se fizer uma churrasqueira muito maior do que o necessário, corre o risco de desperdiçar carvão e não conseguir uma brasa na temperatura ideal.

No entanto, caso queira uma churrasqueira de tijolinho simples, com forno, algumas medidas de referência são:

  • 82cm de largura;
  • 4m de altura (contando com a chaminé);
  • 70cm de profundidade;
  • 49cm de altura para a caixa refratária;
  • 56cm de altura para a gaveta coletora de cinzas;
  • 98cm de altura da base da boca (parte interna da churrasqueira).

2. Fundação

A churrasqueira com tijolinho precisará de uma base sólida para suportar o peso da estrutura. Se o solo for firme, você pode utilizar uma base de concreto. Para solos mais instáveis, é recomendado utilizar uma base de pedra ou laje de concreto.

Em ambos os casos, cave um buraco nivelado e uniforme que possua de 20 a 30 cm de profundidade. Utilize tábuas de madeira para montar a estrutura que delimitará a área da fundação.  

Nesse espaço, coloque uma camada de brita de aproximadamente 10 cm e, por cima, uma camada de areia de aproximadamente 5 cm de espessura. Nivele-as cuidadosamente e, em seguida, preencha o buraco com a argamassa.

Agora, é só deixar a fundação curar por pelo menos 24 horas, mantendo-a úmida durante esse período para evitar rachaduras. Após a cura, remova as formas de madeira, deixando apenas a base da fundação exposta.

3. Montagem da base

Comece assentando a primeira camada de tijolos ou blocos ao redor da base, aplicando a argamassa na parte inferior do tijolo e pressionando-o no lugar. Verifique o nivelamento com o auxílio de um nível e ajuste conforme necessário. 

4. Montagem das paredes

Vá empilhando os tijolos ou blocos, aplicando a argamassa entre eles — com a ajuda de uma colher de pedreiro ou espátula — para formar as paredes da churrasqueira. Lembrando que a proporção ideal de mistura é de aproximadamente 1 parte de cimento para 3 partes de areia.

Uma dica é umedecer os tijolos refratários antes de usá-los. Isso ajudará a evitar que absorvam muita água da argamassa durante o assentamento. Agora, é hora de escolher o padrão de assentamento, detalhe que pode deixar sua churrasqueira de tijolinho quadrada ainda mais bonita!

Não se esqueça que, na área aonde o fogo será aceso e a grelha ficará, é essencial utilizar um tijolinho para churrasqueira que seja refratário, ou seja, que suporta altas temperaturas.

5. Abertura para a grelha

Conforme a construção avança, deixe espaços adequados para a abertura onde a grelha será colocada. Utilize vigas de ferro ou chapas metálicas resistentes para suportar o peso da grelha e dos alimentos.

6. Parte traseira e chaminé

A altura recomendada para uma chaminé é de aproximadamente 60 a 90 cm acima do topo. Quanto à largura, ela deve ser proporcional ao tamanho da churrasqueira.

Dessa forma, levante a parede de trás um pouco mais alta e inclinada para dentro, criando um formato de “V” invertido. Isso ajuda a direcionar a fumaça para a chaminé. No topo da estrutura, construa uma chaminé utilizando tijolos e argamassa.

7. Cura do cimento

Para finalizar nosso tutorial de como fazer churrasqueira de tijolinho, não se esqueça de garantir a cura total do cimento antes de utilizar sua nova área! Esse processo é essencial para que o cimento atinja a resistência máxima! 

Assim, evita que a estrutura apresente rachaduras ou enfraqueça ao longo do tempo. Portanto, mantenha as paredes e bases úmidas, seja borrifando água ao longo do dia ou cobrindo-a com lonas plásticas umedecidas, por pelo menos 7 dias. 

Esse é o tempo médio para que o cimento alcance cerca de 70% de sua resistência final. No entanto, o processo completo pode levar até 28 dias. Após o período de cura, é recomendado realizar um teste de funcionamento da churrasqueira com uma pequena fogueira antes de utilizá-la completamente. 

Isso permitirá verificar se a estrutura está resistente e se não há sinais de rachaduras ou problemas devido à cura inadequada.

Conte com a Copafer para montar sua churrasqueira! 

É um entusiasta do DIY (Do It Yourself) e está pronto para colocar em prática os ensinamentos de como fazer churrasqueira de tijolinho? Então, venha para a Loja On-line Oficial da Copafer! 

Há 50 anos no mercado, trabalhamos com as melhores marcas e oferecemos o melhor para você! Portanto, aproveite os preços imperdíveis para garantir tijolinho para fazer churrasqueira e até os acessórios para churrasco corretos de forma fácil e rápida. 

Construa sua churrasqueira de tijolinho à vista com as condições de pagamento imperdíveis da Copafer! Navegue pela Loja e parcele suas compras em até 6x sem juros.* 

*Condições sujeitas a alteração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *